Definidas as composições das Comissões Permanentes

Wilson Lill assume presidência da Cebes e Paulo Neckle da CLR. Cotc e Copnr mantiveram os mesmos presidentes

Por
· 3 min de leitura
Todos os Projetos de Lei passam pela CLRTodos os Projetos de Lei passam pela CLR
Todos os Projetos de Lei passam pela CLR
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Todas as Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores já têm os nomes de seus presidentes e vices. A Comissão de Legislação e Redação (CLR) será presidida pelo vereador Paulo Neckle (PMDB), a Comissão de Orçamento e Tomadas de Contas (COTC) continuará sendo presidida pelo vereador Rui Lorenzatto (PT), a Comissão de Educação e Bem Estar Social (CEBES) terá como presidente o vereador Wilson Lill (PSB) e a Comissão de Obras Públicas e Nomenclaturas de Ruas (COPNR) continuará sendo presidida pelo vereador Márcio Tassi (PTB).

A CLR, comissão responsável pela análise da legalidade e constitucionalidade das proposições que passam pela Casa, terá um forte trabalho neste ano, pois terá que analisar todos os projetos que passarem pela Casa, com o adendo do período eleitoral, o que exigirá mais cuidado. O presidente da comissão fala que está preparado para comandar a única Comissão Permanente que ele ainda não presidiu. ?"Vamos dar sequência ao bom trabalho realizado pelo vereador Pedro Danelli, que realizou um trabalho muito eficiente. Na minha gestão, vou trabalhar para que os projetos sejam todos avaliados o mais rápido possível, independentemente se é da oposição ou situação, contando com a ajuda do vice-presidente Isamar Oliveira (PT) e de todo colegiado que compõe a comissão. Os projetos polêmicos também serão bem avaliados, com o apoio da nossa assessoria jurídica, que é muito competente?", explica Neckle. Já a COTC, comissão responsável pela análise do aspecto orçamentário das matérias que tramitam pelo Legislativo, presidida por Rui também continuará com o trabalho que foi feito em 2015. Para Rui, não será feito nada de diferente, a comissão faz um trabalho importante e independe do período eleitoral. ?"É uma satisfação continuar presidindo essa comissão. É um trabalho sério, feito na base do diálogo com outros vereadores, nada de imposição. Por ser um ano eleitoral, acredito que não vá alterar em nada, pois os vereadores precisam saber separar os Projetos de Lei e a campanha política.

Algum vereador pode até querer segurar algum projeto, mas isso, é uma questão de caráter. Os projetos precisam tramitar normalmente?", relata. A CEBES, comissão responsável pela análise de políticas públicas e das demandas da comunidade, terá um foco diferente do que foi trabalhado no ano passado, segundo Lill. O presidente relata que essa é a comissão mais política e humanitária, em que a maioria dos vereadores gostam de trabalhar. ?"Ano passado ela era presidida por outra pessoa, que tinha um método de trabalho, nós teremos outro, sem distinção. Os projetos serão analisados da mesma forma, sendo da oposição ou da situação. Vamos trabalhar as questões mais humanitárias. Esse é o espirito, dar voz e vez para todo mundo. Por ser um ano de eleições, também ocorre algumas mudanças no trabalho, pois muitos vereadores acabam confundindo, mesmo sem querer, os projetos com a campanha em busca da reeleição. Além disso, a comunidade também age do mesmo modo, pois trazem algumas demandas justamente por ser ano eleitoral. Vai ser um ano complicado para todos os vereadores, mas principalmente para esta comissão. Entretanto, isso faz parte do processo, onde poderemos ver o grau de amadurecimento de cada vereador?", relata. Já a COPNR, comissão responsável por analise de todos os projetos que denominam novas ruas e avenidas, bem como a autorização e fiscalização na realização de obras, deverá manter o mesmo trabalho realizado em 2015, segundo Tassi. Entretanto poderá ser modificado pelo novo regimento interno, que deverá sair nos próximos meses. ?"Essa comissão exige um trabalho mais técnico, em que é necessário fiscalizar as obras, vendo se está tudo correto. Mas com o novo regimento interno, essa comissão poderá sofrer alterações em seu nome e funções, então a única certeza é que continuarei presidindo até que ela continue?", relata.

Comissões:

CLR
Presidente: Paulo Neckle (PMDB)
Vice: Isamar Oliveira (PT)
Pedro Daneli (PPS)
Alberi Grando (PDT)
João Pedro Nunes (PMDB)
Reuniões: segunda-feira às 14h30

CEBES
Presidente: Wilson Lill (PSB)
Vice: Claudia Furlanetto (PT)
Claudio Rufa Soldá (PMDB)
Sidnei Ávila (PDT)
Aristeu Dalla Lana (PTB)
Reuniões: quarta-feira às 13h30

COTC
Presidente: Rui Lorenzatto (PT)
Vice: Patric Cavalcanti (DEM)
Marcos da Silva (PP)
Alex Necker (PCdoB)
Gleison Consalter (PT)
Reuniões: segunda-feira às 14h

CONPR
Presidente: Márcio Tassi (PTB)
Vice: Eduardo Peliciolli (PR)
Renato Tiecher (SDD)
Paulo Pontual (SDD)
Ernani Laimer (PPS)
Reunião: quarta-feira às 14h30

Gostou? Compartilhe