Partidos devem encaminhar relação de filiados

Hoje são aproximadamente 16 milhões de pessoas filiadas a partidos políticos no Brasil. Em Passo Fundo são quase 15 mil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até esta quinta-feira (14) para encaminhar a relação atualizada dos seus filiados à Justiça Eleitoral. Os dados serão divulgados pela Corregedoria-Geral do núcleo (CGE) a partir de 20 de abril, após a conclusão do processo. Segundo o TSE, a atualização deverá apresentar a data de filiação e número dos títulos e seções eleitorais de cada membro inscrito nos partidos. Segundo o TSE, a relação não for encaminhada no prazo mencionado, permanece inalterada a filiação de todos os eleitores. Esta determinação veio através da Lei dos Partidos Políticos, que estipula o encaminhamento das listas de filiados das legendas em abril e outubro de cada ano.
Os dados devem ser disponibilizados por meio do sistema Filiaweb, que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. Caso exista coexistência de filiações partidárias, deve prevalecer a mais recente – os demais devem ser cancelados pela Justiça Eleitoral, conforme determinação.

Números partidários
Com base nas últimas atualizações do TSE, atualmente 15.842.525 pessoas são filiadas a partidos políticos no Brasil. Até o momento as siglas mais populares são o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que soma mais de 2.376.463 de filiados, passando pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.590.104, e o Partido Progressista (PP) com 1.419.386 filiados.
Em Passo Fundo, são 14.948 pessoas filiadas, distribuídas em 28 partidos. Ao contrário do cenário nacional, o partido com maior número de membros no município é o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 2.165 associados. Logo atrás está o PT, com 1.965 membros. Em seguida se posicionam o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com 1.922, e o PMDB, com 1.651 coligados.
Entre os com menor representatividade estão o Partido da Mobilização Nacional (PMN), com 17 membros, o Partido Republicano Progressista (PRP), de 9 filiados, além do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e o Partido Comunista Brasileiro, com 5 e 1 filiados, respectivamente.

Gostou? Compartilhe