Vindas de Porto Alegre, 411 urnas eletrônicas desembarcaram em Passo Fundo na tarde de ontem (7). Com equipamentos renovados, o cartório eleitoral do município se desfaz de modelos utilizados desde 2004. O recebimento da nova remessa tem motivo: pela primeira vez o município conta com votação mista, realizada tanto do modo tradicional (com o título de eleitor) quanto com a identificação biométrica. Por ora os equipamentos ficarão no Cartório Eleitoral para manutenção intensiva: receberão limpeza, serão testados, separados por zona eleitoral e identificados os componentes com possíveis defeitos. “Fazemos tudo isso para que não chegue no dia das eleições e existam problemas. É um trabalho preventivo, para evitar a troca dos equipamentos no momento da votação”, explica a chefe de cartório da 128ª Zona Eleitoral, Cristina Bohrer.
As urnas também serão usadas no treinamento dos aproximadamente dois mil mesários de Passo Fundo para, mais tarde, haver a cerimônia de lacração e oficialização dos sistemas. A última etapa é instalar os programas com todos os candidatos, verificar se os nomes, números e fotos dos candidatos estão corretas e realizar a regulagem das telas, como contrate e brilho. “Organizamos tudo para um dia antes [da eleição], no sábado. Nesse momento todos os roteiros de transporte das urnas para locais de votação já estão decididos. Elas só serão retiradas da caixa na manhã de domingo, na chegada do presidente da mesa e dos mesários, que instalam o equipamento e abrem a sessão”, completa Cristina.
Além das 411 urnas para as sessão propriamente ditas, Passo Fundo também conta com uma espécie de reserva, totalizando em 450 equipamentos eletrônicos. “Temos estas urnas de contingência. No caso de problemas, preparamos torno de 10 a 15 urnas extras para substituição. Isso também inclui os municípios do interior também pertencentes às 33ª e 128ª zonas eleitorais: Ernestina, Mato Castelhano, Coxilha e Pontão”, frisa. Para que tudo esteja em ordem nestes municípios, um técnico de urna é treinado para resolver qualquer situação adversa no dia da votação. “Ele vai estar de plantão nestes locais. Em caso de ocorrência, ele não precisa se deslocar de Passo Fundo para Ernestina, por exemplo, por que já está lá”, explica. A chefe de cartório também diz que não devem chegar novas urnas em Passo Fundo. “Este número é o total com que trabalharemos”, pontuou.
Treinamento dos mesários
As reuniões de treinamento dos mesários deverão acontecer de 12 a 27 de setembro. As cartas de convocação devem ser retiradas até o dia 22 de julho, no Cartório Eleitoral de Passo Fundo (Rua Julio de Castilhos, 60 – Centro. O telefone para contato é o (54) 3313-5877.