Mais dois pré-candidatos foram anunciados ontem para as eleições municipais. O atual prefeito, Luciano Azevedo (PSB), e o professor Antônio Rodrigues (PSTU) anunciaram nessa segunda-feira (11) que disputarão a eleição para a Prefeitura. Candidato à reeleição, Luciano disse estar motivado pelos resultados da atual gestão. Na composição da chapa majoritária, como vice-prefeito, está o vereador João Pedro Nunes, indicado pelo PMDB. A coligação deverá ter, no total, 14 partidos: PSB, PCdoB, DEM, PPS, PV, PSD, PRB, PSDB, PTB, PMDB, REDE, PSC, PROS e SOLIDARIEDADE. Também na disputa, o PSTU apresentou apenas o candidato a prefeito – o nome do vice ainda não foi divulgado, mas tramita no partido internamente. A coligação deve seguir a linha nacional, junto do PSOL. Nomes da chapa proporcional serão deliberados apenas no dia 23 de julho, obedecendo ao prazo das convenções partidárias – 20 de julho a 05 de agosto.
O PT, por outro lado, segue na discussão interna sobre possibilidades de coligação ou apresentação de chapa majoritária. De acordo com o presidente do partido, Neri Gomes, um colegiado foi escolhido para discutir o processo de acordo com propostas já recebidas de outros partidos. Para isso ficou definido o prazo de 15 dias para tomada da decisão de aderir a uma das coligações ou deliberar as suas próprias chapas. “No dia 23 os seis delegados se reúnem e decidem a situação. Até lá vamos ter conversado com os partidos sobre propostas de coligações e também as nossas propostas de plano de governo”, afirmou. Até o momento, quatro nomes estão cotados para composição da majoritária: o ex-vereador Adelar Aguiar, os ex-secretários municipais Clademir Daron (Habitação) e Marilise dos Santos (Serviços gerais) e o advogado Julio Ramos. Para a proporcional, o partido reúne nomes para construção da chapa, que também deve ser oficializada no dia 23.
A caminho das convenções partidárias
Do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promover as convenções partidárias. É neste momento que são escolhidos os candidatos que disputam os cargos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para registro de candidatura nos tribunais regionais eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda de candidatos passa ser permitida na internet e nas ruas. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som das 8h às 22h. Também estão permitidos comícios das 8h às 24h. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. A reforma aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha. As eleições de 2016 acontecem no dia 2 de outubro.