Primeiras convenções estão marcadas para este final de semana

Os partidos PSTU, PV e PROS reúnem-se no sábado e domingo, respectivamente, para oficializar as coligações das eleições de outubro

Por
· 2 min de leitura
PSTU, PV e PROS realizam convenção neste final de semana Crédito: PSTU, PV e PROS realizam convenção neste final de semana Crédito:
PSTU, PV e PROS realizam convenção neste final de semana Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acontecem neste final de semana as primeiras convenções partidárias de Passo Fundo. O passo inicial é dado pelo PSTU, no sábado (23), a partir das 11h, na sede do partido. No domingo é a vez do PV e PROS, ambos com início previsto para as 16h, também em seus diretórios. O período que iniciou na última quarta-feira (20) e vai até o dia 5 de agosto, serve para que partidos definam e oficializem os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, que concorrem nas eleições de outubro. Em anos anteriores as convenções ocorriam mais cedo – geralmente de 10 a 30 de junho. O ano de 2016 foi diferente por conta da implantação da Minirreforma Eleitoral, que prevê uma campanha mais curta – passou de 90 para 45 dias – e com limite de gastos.

O PSTU, primeiro partido a se posicionar nas convenções, deve disputar as eleições sozinho. A chance de coligação com o PSOL foi descartada após encontro realizado na sexta-feira (22). “Tivemos várias reuniões durante a semana para discutir a possibilidade de coligação e acabou definido que o PSOL não vai entrar na aliança”, afirmou o presidente do PSTU, Orlando Marcelino. De acordo com o presidente do PSOL, Celso Dalberto, o grande empecilho é que ambos partidos querem ser cabeça de chapa. “As duas siglas estão reivindicando isso, o que nos leva a um impasse. Até o momento não temos nada de concreto e não há coligação”, comentou. Desta forma, o PSTU lança seu candidato a prefeito para a majoritária: o professor Antônio Rodrigues, como já divulgado pelo partido anteriormente. Segundo Marcelino, para compôr a chapa serão chamados ativistas de outros movimentos sociais. “A princípio o que já está definido é a candidatura do professor Antônio e três nomes a vereador. A partir da convenção teremos a chapa completa”, pontuou. O PSOL deve realizar convenção no próximo final de semana – informação que deve ser oficializada durante a semana. O partido sinaliza Dalberto como nome para a majoritária.

Passadas as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para apresentar no cartório eleitoral o requerimento de registro dos candidatos.

Aliança de PT deve ser decidida em reunião

A decisão sobre possível aliança do PT será tomada após reunião marcada para a tarde deste sábado (24). O encontro, que reúne 100 delegados do diretório municipal, não pode ser entendido como convenção oficial, já que não houve lançamento de edital para o processo. Ainda assim, as decisões tomadas entre o grupo devem seguir para a convenção propriamente dita. Se a proposta de não coligar for aprovada, o partido vai trabalhar com chapa própria nas eleições municipais deste ano.

Mesmas convenções, novas regras

Outra mudança da Minirreforma Eleitoral de 2015 refere-se ao prazo para deferimento da filiação partidária com intenção de participar do pleito. Agora, para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na cidade onde pretende concorrer pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data de eleição. Até 2014, a filiação deveria estar deferida no mínimo um ano antes do pleito.  

Agenda de convenções

23/07

PSTU: 10h – sede do partido

24/07

PV: 16h – sede do partido

PROS: 16h – sede do partido

26/07

PTB: 19h30 – sede do partido

29/07

PCdoB: 19h – Plenário da Câmara de Vereadores

PMDB: 19h – sede do partido

30/07

PSB e PPS: 9h – sede do PSB

PSD: 8h30 – Plenário da Câmara de Vereadores

PRB: 9h – Plenário da Câmara de Vereadores

PP: 10h – sede do partido

PR: 12h – CTG Lalau Miranda

PDT: 14h – CTG Lalau Miranda

Gostou? Compartilhe