Após duas semanas, o prazo das convenções partidárias se aproxima do fim. Com encerramento marcado para sexta-feira (5), as chapas proporcionais – que apresentam os candidatos na disputa pela Câmara de Vereadores – também entram em processo de definição: já foram divulgadas a formação de pelo menos sete coligações. Para haver o registro, as siglas necessitam encaminhar os resultados das convenções para o cartório eleitoral em até 24 horas após a definição, seguindo a ordem dos editais anteriormente publicados. Até o momento nenhum partido passo-fundense ingressou com o processo na Justiça Eleitoral. No município, a 33ª Zona Eleitoral é responsável pelos registros. Em todo estado, apenas 16 municípios já têm pedido de registro de candidatura oficializada na Justiça Eleitoral. Ao todo, 405 postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador tiveram as solicitações divulgadas. Nas eleições de 2012, 471 candidatos gaúchos tiveram pedidos de registro de candidaturas negados no Estado. Os indeferimentos podem acontecer a partir de irregularidades como a falta de apresentação de documentação por parte da coligação ou requisitos de elegibilidade incompletos. Os partidos podem recorrer da decisão em primeira instância. Até o dia 15 de agosto é permitido aos partidos políticos e coligações apresentarem requerimentos de registro nos cartórios eleitorais. Na edição de ontem (2) o ON divulgou parte dos candidatos anteriormente informados pelos partidos como aprovados pelas convenções municipais. As demais listas estão divulgadas abaixo.
Coligação PSD, PRB, PV, PSC, PROS, Rede e Solidariedade
Os partidos Rede Sustentabilidade, Solidariedade, Partido Social Democrático (PSD), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Verde (PV) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS) declararam apoio a reeleição do prefeito Luciano Azevedo. A aliança não definiu nome até o momento. Os candidatos são:
PSC
Donato Paz da Silveira
Evandro dos Santos Mateus
Jane Machado
José Carlos Ramos Berton
José Nelson Monteiro da Silva
Jozelina dos Santos de Almeida
Manoelito da Silva Rivarola
Marcelo Antônio Gatto
Maria de Fátima Ferreira
Maria Fátima Fasolo Nasiloski
Pedro Cabral Chagas da Silva
Reinaldo Alfeu Alves Velasques
PRB
Derli Neckel
Fernando Natalino
Leandro José Garcez
Leandro Rosso
Maria de Fátima Ramos Rodrigues
Mauro Eberhardt da Silva
Scarlet Alves Silva
Volmar Santos
Coligação PSB e PPS
Os dois partidos estão entre os 15 que apoiam a candidatura de Luciano Azevedo. A aliança – intitulada como 'Juntos por Passo Fundo' – tem os seguintes candidatos:
PSB
Adriana Hack
Antônio Aldori Pereira
Clacedir Siqueira
Dirceu Sergio Monteiro
Eneli Francisca Goulart Leite
Felipe Benvegnu
Giovanesa Menezes
Gleison Tulio Consalter
Ironi Gozzi de Andrade
Josiane Fortes Chapuis
Larissa Gehlen Pedro
Marcia Cristina Leida dos Santos
Marcos Aurélio Tumelero
Mércio Tarcizo Michel
Michel Schwalbert Oliveira
Neusa Lurdes Klein
Raquel Chaves Rubio Ferrão
Renato Orlando Tiecher
Saul Spinelli
Sidnei Leomar Bonfante
Silvana Schineider
Valdecir Ribeiro de Moraes
Wilson Pedro Lill
PPS
Adilon F. Ribeiro
Clori Bettin dos Santos
Ernani Laimer
Floriano Goncalves Dias
Guilherme Reolon
Ivonei dos Passos Padilha
Maximiliano da Rosa
Pedro Daneli
Valéria Fernandes de Oliveira
PSDB
O partido está coligado na proporcional com o Democratas e declarou apoio à reeleição de Luciano Azevedo. Na edição dessa terça-feira (2) apenas os candidatos homens foram divulgados com base na relação encaminhada pelo partido. Assim, as candidatas mulheres são:
Carla Cristina Ceolin
Elisamir Helena de Lima
Ivone Ramos
Maria de Lurdes Coelho Pupe