Está no ar

Candidatos começam a apresenta suas propostas no horário eleitoral gratuito

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Restam 34 dias para a eleição. Este período representa, também, o auge da campanha – o período de veiculação de propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão começou na sexta-feira (26). A partir de agora, portanto, a campanha está completa: candidatos podem apresentar suas propostas tanto pelas mídias tradicionais quanto em comícios, passeatas e carros de som pela cidade. Os cinco candidatos passo-fundenses se incluem neste grupo: suas propagandas já estão sendo veiculadas na rádio – de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e 12h às 12h10 – e na televisão – nos mesmo dias, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
A campanha do candidato a reeleição, Luciano Azevedo (PSB), é a que possui o maior tempo disponível nos veículos de comunicação: a coligação tem direito a cinco minutos e 31 segundos de propaganda, além de 23 minutos e 11 segundos de inserções. Para utilização do cronômetro, o candidato conta com uma equipe de filmagem especializada em campanhas eleitorais. No tempo de propaganda ele ressalta as ações realizadas na cidade em seu último governo. “Olha como tudo mudou, como tudo se transformou”, diz a primeira frase do jingle de campanha.
A oposição é protagonizada por Osvaldo Gomes (PP), que dispõe de dois minutos e 16 segundos de programa, mais nove minutos e 33 segundos de inserções diárias. No vídeo divulgado em rede social ele agradeceu os votos recebidos em 2012. Na época, quando disputava as eleições municipais pelo PMDB, Gomes teve seus mais de 30 mil votos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo é que não poderia concorrer ao pleito por conta de uma condenação judicial – o que barrava o processo de acordo com as diretrizes da Lei da Ficha Limpa. “Lá no final o Tribunal Eleitoral decidiu que nada havia contra nós e que eu poderia concorrer, sim, senhor. Mas aí a eleição tinha passado e nós não fomos os vencedores”, disse no material divulgado.
No primeiro programa de mídia, o PT apresentou seu candidato, o atual vereador Rui Lorenzato. Os petistas contam com um minuto e 43 segundos para divulgação de propostas. O candidato ressaltou o impeachment da presidente afastada Dilma Roussef como uma maneira de atacar a democracia e os direitos trabalhistas. Para Passo Fundo, ele chamou atenção para seus objetivos no decorrer da campanha. “Vamos mostrar que Passo Fundo tem grandes problemas sociais que regrediram na atual administração”, apontou. O PSOL é um dos partidos com menor espaço de tempo na propaganda: 18 segundos. Por isso todo o material de campanha já foi produzido em Porto Alegre, junto da sede estadual do grupo. Em sua apresentação, o candidato passo-fundense ressaltou que o foco da campanha é governar com a comunidade e deu ênfase para a educação infantil, saúde e moradia. Com apenas 11 segundos de propaganda, o PSTU optou por produzir campanha própria em Passo Fundo. “Como o tempo é curto, temos condições dentro do próprio partido para bancar uma propaganda só nossa, o que é bastante viável”, afirmou o candidato a prefeito, Antônio Rodrigues. A campanha foca nas lutas sindicais e populares de Passo Fundo.

Tempo de propaganda
Para a divisão do tempo, é observado o seguinte critério: 90% são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados no dia 15 de agosto de 2016; os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.

Gostou? Compartilhe