Encerra hoje propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV

Além da propaganda, este é o último dia para candidatos realizarem comícios e participarem de debates em emissoras locais

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde 16 de agosto as grades das emissoras de rádio e televisão do país contam com inserções da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos que concorrem às eleições municipais. Este movimento termina hoje: passadas as 20h – horário do segundo e último programa do dia – encerra-se a ronda do horário eleitoral de 2016. Hoje é, também, o último dia para realização de debates em emissoras locais de rádio e televisão. Nesta noite os candidatos Luciano Azevedo (PSB), Osvaldo Gomes (PP) e Rui Lorenzato (PT) se encontram nos estúdios da RBS TV Passo Fundo para o último debate antes das eleições. A transmissão inicia após a novela Velho Chico, a partir das 21h30.

A partir de amanhã, sexta-feira (30) também fica proibida a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. O comício de encerramento da campanha pode acontecer durante todo o dia – das 8h às 24 horas – e poderá ter duas horas de prorrogação, conforme previsto pelo Código Eleitoral. A utilização de auto-falantes e sons em automóveis, por exemplo, é permitida até sábado (1), até as 22 horas. O mesmo acontece com a distribuição de material gráfico e promoção de carreatas ou passeatas pela cidade. Candidatos só podem ter propaganda paga em jornais impressos até esta sexta-feira (30).

A campanha em Passo Fundo
A propaganda eleitoral foi veiculada nas emissoras de rádio e televisão por 45 dias – tempo reduzido após a minirreforma eleitoral sancionada em 2015. Dos políticos passo-fundenses, o candidato a reeleição, Luciano Azevedo, foi o que possuiu maior tempo disponível: sua coligação teve direito a mais de cinco minutos e 3 segundos de propaganda, além dos mais de 23 minutos de inserções diárias. Atrás dele estava o progressista Osvaldo Gomes, com pouco mais de dois minutos de propaganda e nove minutos e meio de inserções diárias. O PT, que teve sua chapa majoritária representada pelo atual vereador Rui Lorenzato, recebeu um minuto e 40 segundos para divulgação de propostas. Com menor representatividade, o PSOL e PSTU tiveram 18 e 11 segundos cada, respectivamente. O tempo de propaganda divide-se da seguinte maneira: 90% são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes do partido na Câmara dos Deputados e os outros 10% são divididos igualitariamente.

Gostou? Compartilhe