A eleição passou, mas o ritmo de trabalho segue intenso no Cartório Eleitoral de Passo Fundo. Até a primeira quinzena de dezembro, a equipe da 128ª Zona continua realizando plantões nos finais de semana e feriados. A principal demanda durante este período será o julgamento das contas de campanha de todos os candidatos que participaram do pleito no domingo, incluindo os municípios de Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha. Ao todo são mais de 300 processos, analisados por uma equipe de cinco funcionários. O prazo para entrega das contas é de cinco dias após a eleição. O candidato eleito que não tiver as contas aprovadas não será diplomado em janeiro de 2017.
Ontem, os funcionários do cartório passaram o dia separando o material entregue pelos mesários referente à votação, que incluiu, formulários, atas, boletim de urna, justificativas, material de propaganda e documentos. Chefe da 128º Zona Eleitoral, Cristina Bohrer explica que através da análise de toda esta documentação será possível identificar o número de eleitores e mesários que não compareceram nas respectivas seções. “Pelas atas temos condições de saber tudo que aconteceu na seção durante a votação. Em caso de alguma irregularidade, ela será encaminhada para o Ministério Público” explica.
Conforme Cristina, o eleitor que não votou tem um prazo de 60 dias para justificar a ausência. O prazo encerra em 1º de outubro. Para o eleitor que estava no exterior no dia da eleição, o prazo é de 30 dias após a chegada no Brasil. Todas as justificativas serão avaliadas criteriosamente pelo Cartório. Além de separar o material, as urnas são checadas uma a uma. Elas permanecem lacradas por pelo menos 60 dias. “Esta verificação diz respeito ao acondicionamento correto do equipamento' diz Cristina.
Avaliação positiva
Das 411 urnas utilizadas nas eleições de domingo, em Passo Fundo, apenas seis delas apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas. Este ano, 20% das seções do município contaram com a novidade do sistema biométrico. A avaliação do Cartório foi considerada satisfatório. “Tivemos alguns problemas de identificação da impressão digital em alguns locais do interior, mas não chegou a atrasar a votação” observou Cristina. Segundo ela, a organização de todo o processo eleitoral contou com o trabalho de pelo menos 2 mil pessoas, incluindo mesários, Justiça Eleitoral, motoristas, escrutinadores e funcionários das escolas. O tempo de apuração do resultado também foi outro ponto positivo na avaliação do Cartório. Na 128ª Zona Eleitoral, a contagem encerrou às 18h57min. Uma redução de aproximadamente 15 minutos em relação ao pleito anterior.
Trabalho segue intenso no Cartório Eleitoral
· 1 min de leitura