O prefeito Luciano Azevedo anunciou ontem uma minirreforma administrativa, que irá enxugar parte da estrutura e, ao mesmo tempo, potencializar duas palavras consideradas fundamentais para a próxima gestão: inovação e transparência. Serão extintos o Escritório de Inovações Urbanísticas, a Secretaria de Gestão – que terá suas funções absorvidas pelo Gabinete do Prefeito – e a Secretaria de Projetos Especiais e Captação de Recursos, que estará contemplada em uma nova pasta.
A Ouvidoria também passará por alterações, ficando subordinada à Secretaria de Transparência e Relações Institucionais, que será criada no início da gestão. Ela terá a responsabilidade a desenvolver mecanismos que aproximem cada vez mais o cidadão do Poder Público Municipal, potencializando o acesso aos dados e implementando ferramentas modernas de divulgação das informações. Além disso, a nova estrutura deverá fazer a relação permanente da administração municipal com as entidades locais. A pasta terá a coordenação do médico veterinário e ex-vereador Édison Nunes, que na atual gestão está à frente da Secretaria de Projetos Especiais e Captação de Recursos.
A Secretaria de Inovação e Captação de Recursos será criada para trabalhar com uma das palavras-chave do próximo governo: inovação. Conforme Luciano, a ideia é alcançar a inovação no sentido mais amplo, incentivando novidades, intervenções urbanas e ações que ajudem a modernizar a cidade. A secretaria será comandada pela arquiteta Karine Knob Battisti, atualmente secretária-adjunta de Planejamento.
Estruturas que serão extintas:
Secretaria de Gestão
Secretaria de Projetos Especiais e Captação de Recursos
Escritório de Inovações Urbanísticas
Estrutura que será reorganizada:
Ouvidoria (ficará subordinada à Secretaria de Transparência e Relações Institucionais)
Novas secretarias:
Secretaria de Transparência e Relações Institucionais
Secretaria de Inovação e Captação de Recursos