Estado deve reunir documentos para poder fazer a licitação

Processo burocrático foi anunciado ontem pela comissão da Câmara de Vereadores que está acompanhando a novela de ampliação do aeroporto

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Coletiva de imprensa aconteceu na tarde de ontem (21) no Plenarinho da CâmaraColetiva de imprensa aconteceu na tarde de ontem (21) no Plenarinho da Câmara
Coletiva de imprensa aconteceu na tarde de ontem (21) no Plenarinho da Câmara
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O início da reforma de ampliação no Aeroporto Lauro Kortz precisa agora de dois passos: primeiro, se apoiar em uma boa base de pressão política e, depois – principalmente –, passar pela burocracia necessária entre os governos estadual e federal. Pelo menos foram estas as questões defendidas na coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (21), que reuniu parte dos vereadores e representantes de duas entidades de Passo Fundo. No encontro, a comissão que trata dos assuntos do aeroporto na Casa revelou que a etapa agora é basicamente burocrática, mas já sinaliza para a concretização da ampliação do aeroporto. Prova disso é que o governo do Estado deve encaminhar uma série de documentos que facilitarão a construção do Termo de Compromisso, fixado pelo governo federal. No encontro, o parlamentar presidente da comissão que, Paulo Neckle (PMDB), expôs um documento em que o diretor do Departamento de Investimentos em Aeroportos Regionais, Eduardo Hehn Bernardi, solicita uma relação de informações para a assinatura do documento. A ideia é que, através disso, o processo seja formalizado e, assim, o aeroporto consiga enfim receber os investimentos para a reforma de sua estrutura.

O pedido foi endereçado ao secretário estadual de transportes, Pedro Westphalen ainda na sexta-feira (16). Além dos dados básicos do responsável para a celebração do termo, Bernardi também solicita um extrato do quadro de despesa – que demonstra a elaboração detalhada do orçamento por item orçamentário; o plano de trabalho e, por fim, o projeto básico da reforma. Este, de acordo com Neckle, já foi adaptado pela Secretaria Nacional dos Transportes e aprovado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nesta relação de documentos não vejo nada de muito demorado de se conseguir. Nossa expectativa é que nos primeiros dias de agosto já se inicie a licitação desta obra tão importante para a região”, disse Neckle. Os recursos, como afirmou o vice-presidente da comissão, Márcio Patussi (PDT), já estão garantidos pelo Fundo Nacional de Aviação e pelo PAC. De acordo com a última atualização, são pelo menos R$ 44 milhões que devem ser investidos na estrutura do aeroporto.

Por isso a importância da pressão política. “Estamos na condição de cobrar [o andamento] em Porto Alegre – e não mais em Brasília. Aquela demora que sempre imaginávamos, por conta da burocracia do governo federal, agora começa a se resolver ao longo do tempo. É quase a cereja do bolo: podemos pressionar em Porto Alegre e, assim, construir um aeroporto de qualidade para a região”, disse Patussi. “Agora tudo depende de pressionarmos o poder público por essa tão importante demanda”, completou Neckle. De acordo com eles, uma parcela do grupo já se prepara para viajar à capital na semana que vem, onde deve se reunir com o secretário Westphalen e os responsáveis por dar continuidade ao processo. “Somos cobrados por isso todos os dias. Como fazemos parte deste lado público e/ou político, nos frustramos quando ouvimos essa palavra ‘burocracia’. Agora, independente disso, vamos fazer a nossa parte para pressionar”, disse o presidente da Acisa, Lamar Sakis.

Por que a licitação ainda não saiu?

Ainda no início do ano foi anunciado que a licitação sairia em março deste ano. Como justificou Paulo Neckle, isso não aconteceu por conta da necessidade de adaptação da estrutura das salas de embarque e desembarque de todos os aeroportos brasileiros. “Foi decidido que todas as salas deviam ser iguais e, por isso, o projeto atrasou para ser adaptado”, comentou ele. “Fomos informados que o Governo Federal não iria mais operar a construção, mas repassar os recursos aos estados. Passo Fundo passará a ter o primeiro aeroporto nesta nova modalidade”, declarou Patussi.

Ampliação dos voos

De acordo com comunicado emitido pela Prefeitura na tarde de ontem (21), o prefeito Luciano Azevedo formalizou um pedido na sede da Gol Linhas Aéreas, em São Paulo. Na ocasião, ele oficializou uma proposta para que a companhia passe a operar em Porto Alegre e, com isso, disponibilize a ligação com o centro do país. “Saímos otimistas da reunião e confiantes de que poderemos ter mais opções entre Passo Fundo e grandes capitais”, disse ele.

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