Posse de novo conselho marca importância de defesa do consumidor

Evento ocorreu no Palácio Piratini

Por
· 2 min de leitura
Sartori recebeu no Piratini os novos conselheiros da Escola Superior de Defesa do ConsumidorSartori recebeu no Piratini os novos conselheiros da Escola Superior de Defesa do Consumidor
Sartori recebeu no Piratini os novos conselheiros da Escola Superior de Defesa do Consumidor
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os novos membros do Conselho Científico da Escola Superior de Defesa do Consumidor (ESDC) foram empossados, na última terça-feira (21), em cerimônia no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. A solenidade teve a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori.

De acordo com o governador, o conhecimento do conselho da Escola Superior de Defesa do Consumidor qualifica ainda mais as ações do sistema estadual. "Sempre digo que a educação e a informação são as chaves fundamentais para promover mudanças sociais. Logo, ampliar e qualificar a formação de multiplicadores da informação torna, cada vez mais, as relações de mercado transparentes e justas", afirmou.

"Quanto mais o consumidor souber de seus direitos, mais ele será bem atendido. Este resultado só acontece quando existem ações como o Conselho da Escola Superior. Uma iniciativa que busca construir uma rede de capacitação para os diversos profissionais que hoje atendem o consumidor, tornando-se um exemplo de parceria com a sociedade", ressaltou Maria Helena.

O coordenador da ESDC, Diego Ghiringhelli de Azevedo, falou sobre a importância de realizar a cerimônia no Palácio Piratini. "Estamos em processo de reformulação da instituição. Desta forma, trazer a solenidade de apresentação dos nossos conselheiros para um espaço histórico como o Palácio, fortalece ainda mais esta nova fase que se inicia", disse.

Ao todo, o conselho é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, cumprindo mandato de dois anos. Em suas atribuições, estão desenvolver estudos para melhorias na área, organizar palestras e atividades educacionais, além de participar da elaboração da grade curricular da escola. 

Conheça a nova composição:

Cesar Luís de Araújo Faccioli e Alexandre Lipp João (representantes da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP)

Adalberto Pasqualotto e Flávia do Canto Pereira (representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)

Carolina Saraiva e Ângela Molin (representantes da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra)

Rogério da Silva e Liton Lanes Pilau Sobrinho (representantes da Universidade de Passo Fundo - UPF)

Adriana Fagundes Burguer e Vitor Hugo do Amaral Ferreira (representantes da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul)

Defender o consumidor

Criada em 2009, a Escola Superior de Defesa do Consumidor foi reinaugurada em 2016. Seu principal objetivo é capacitar profissionais para atuar no sistema estadual de defesa do consumidor - em especial, os integrantes de Procons municipais -, preparar estudantes e profissionais da área do direito e informar a população sobre seus direitos e deveres. Entre 2016 e 2017, mais de 200 pessoas participaram de cursos e treinamentos de qualificação.

Atualmente, está vinculada no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos ao órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (Procon RS).

Gostou? Compartilhe