Ministro da Saúde anuncia recurso para HSVP

Verba tem como finalidade a aquisição de um aparelho que facilita o diagnóstico de câncer. Durante a tarde de ontem, Ricardo Barros ainda visitou o HC e participou de evento na UPF

Por
· 2 min de leitura
Ministro cumpriu roteiro em Passo Fundo acompanhado de um grupo de políticosMinistro cumpriu roteiro em Passo Fundo acompanhado de um grupo de políticos
Ministro cumpriu roteiro em Passo Fundo acompanhado de um grupo de políticos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um recurso de aproximadamente R$ 5 milhões para aquisição de aparelho que auxilia no diagnóstico de câncer foi divulgado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tarde de ontem (8), em Passo Fundo. O equipamento, denominado Pet Scan, será destinado ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). O anúncio da verba foi feito durante solenidade de inauguração de outro aparelho, destinado à radioterapia do Instituto do Câncer do HSVP. Barros ainda cumpriu agenda no Hospital da Cidade e na Universidade de Passo Fundo (UPF).

A inauguração foi do acelerador linear, um equipamento de alta tecnologia desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer. A máquina foi adquirida por R$ 5,2 milhões, com verbas do hospital (47%) e do Ministério da Saúde (53%). Além de prometer o Pet Scan, Barros aproveitou o momento para aconselhar, a direção do hospital, a reduzir os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de manter as contas da instituição no azul.

Unidade de Emergências Médicas do HC

Barros veio acompanhado do Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e por uma comitiva de parlamentares gaúchos. Após a inauguração, eles visitaram o Hospital da Cidade. A direção do HC apresentou, ao ministro da Saúde, o projeto da nova Unidade de Emergências Médicas. Atualmente, a UEM tem um espaço de 947 metros quadrados com três leitos de emergência, cinco leitos UDT e AVC, 15 leitos de observação e não possui leitos pediátricos. O plano para a nova unidade prevê 12 leitos emergenciais, oito leitos UDT e AVC e três leitos pediátricos em uma área de 2.183 metros quadrados.

Na universidade

Os deputados e o ministro de Saúde seguiram para a Faculdade de Direito da UPF. A pauta da audiência pública foi os resultados do trabalho de Barros no ministério. Os parlamentares tiveram seu momento de fala e aproveitaram para fazer publicidade aos projetos do governo de Michel Temer, como a Reforma da Previdência e a PEC do teto de gastos.

Inauguração do acelerador linear

O novo aparelho da radioterapia do HSVP permitirá aumento de até 50% da capacidade do local, que já possuía outro acelerador. Referência em tratamento do câncer, em 2017 o hospital atendeu 1,4 mil pacientes/mês. Destes, 76% pelo SUS. O HSVP ainda recebeu, no ano passado, 1,2 mil novos pacientes no serviço de radioterapia (82% pelo SUS).

O superintendente Executivo do HSVP, Ilário Jandir De David define a aquisição da máquina como uma grande conquista, uma vez que a oncologia tem a segunda maior demanda. Sobre o Pet Scan, De David comemorou a notícia trazida de Brasília por Barros, já que atualmente a instituição depende de Porto Alegre para realizar esse serviço. “Ele se torna imprescindível para se juntar a toda tecnologia no tratamento do câncer. Um grande centro precisa de um Pet Scan”, pontuou.  

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, disse sentir orgulho pela história do HSVP, que está completando 100 anos de história com investimentos em um tempo que se vê muitas instituições de saúde decretando valência e finalizando as atividades.

Gostou? Compartilhe