PT municipal reage à proposta de vereador

O partido rejeitou em nota uma tentativa de realizar uma moção de repúdio à vinda de Lula a Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Vereadores realizam votação em plenárioVereadores realizam votação em plenário
Vereadores realizam votação em plenário
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na última segunda-feira (5), o vereador Renato Tiecher (PSB) propôs, em plenário na Câmara de Vereadores, uma moção de repúdio à vinda do ex-presidente Lula a Passo Fundo. A proposição foi rejeitada por 10 votos a nove e gerou reação por parte do PT local. Lula virá ao município no próximo dia 23.

 

A proposta de moção foi protocolada pelo vereador no dia 16 de fevereiro e se referia a vinda do ex-presidente ao município no dia 02 de março, que acabou sendo remarcada para o dia 23 do mesmo mês. Lula deve vir a Passo Fundo para visitar a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). No texto, Tiecher avaliou a visita de Lula como “um absurdo” e que o evento “causará movimentações claras, de risco de vida para as pessoas.” O vereador ainda solicitou que, após os tramites regimentais, uma cópia da moção fosse encaminhada ao Ministério Público e aos órgãos de segurança do Estado, como a Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança do município. No entanto, a proposição foi rejeitada por 10 votos a 9. Confira o voto de cada vereador:

 

A tentativa de moção gerou reações adversas. A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores liberou, na quinta-feira (08), uma nota de repúdio à tentativa de realização da moção, afirmando que “este movimento tem como objetivo desgastar a imagem do ex-presidente” e que a proposição teve por objetivo “espalhar desinformação e desrespeito a nossa Constituição com objetivos políticos particulares”. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também se posicionou contra a proposta ao emitir, durante o plenário, um parecer desaprovando a matéria. No relatório, os vereadores da Comissão consideraram o art. 5° da Constituição Federal, salientando o “direito de ir e vir”, e que, portanto, o ex-presidente não poderia ser impedido de realizar a visita a Passo Fundo.

 
Contrários:                                Favoráveis:
Alex Necker (PCdoB)                    Aristeu Dalla Lana (PTB)
Cláudio Rufa Soldá (PP)                Evandro Meireles (PTB)
Eloí Costa (MDB)                          Leandro Rosso (PRB)
Fernando Rigon (PSDB)                Mateus Wesp (PSDB)
Gleison Consalter (PSB)                Rafael Colussi (DEM)
Luiz Miguel (PDT)                         Roberto Toson (PSD)
Marcio Patussi (PDT)                     Ronaldo Rosa (SD)
Patric Cavalcanti (DEM)                 Renato Tiecher (PSB)
Paulo Neckle (MDB)                      Valdecir de Moraes (PSB)
Rudimar dos Santos (PCdoB)

Gostou? Compartilhe