A iniciativa de isentar pessoas em tratamento contra o câncer do pagamento da passagem do transporte coletivo foi comentada pelo vereador Renato Orlando Tiecher (PSB). O parlamentar destacou que estuda uma proposta de alteração da redação da lei municipal 4536/2008 para incluir os pacientes entre os grupos de pessoas dispensadas do pagamento.
Para o parlamentar, é importante que o Município planeje maneiras de auxiliar as pessoas com câncer no acesso a serviços essenciais em seu dia a dia, tendo em vista os altos gastos com tratamento. “Queremos que esse seja um direito assegurado. Ao conseguirmos mudar a lei e permitirmos a isenção da passagem, melhoraremos um pouco o dia a dia para essas pessoas”, disse.
Hoje, a lei municipal prevê a liberação do custeio tarifa a pessoas portadoras de deficiência física, mental, auditiva, visual e autistas, mediante a comprovação de renda, que deve ser inferior a dois salários mínimos. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, a legislação já assegura o benefício às pessoas com câncer.
Faixa de segurança em 3D
O vereador também mencionou, durante seu pronunciamento, a sugestão que deu ao Executivo para que sejam pintadas faixas de segurança tridimensionais. A ideia, já colocada em prática em outras cidades e países, utiliza a ilusão de ótica para fazer com que os motoristas reduzam a velocidade.
Conforme Tiecher, a Associação de Hip-Hop de Passo Fundo já manifestou que poderia auxiliar na pintura, contando com a autorização e as tintas fornecidas pela Prefeitura. “Poderia ser feito um teste em alguns locais. É apenas uma tinha a mais para a Prefeitura, mas que pode trazer mais segurança ao trânsito”, afirmou.