Enquanto há desperdícios de alimentos em alguns lugares, existe a falta em outros. Pensando numa destinação do que acaba não sendo utilizado em restaurantes e mercados, o vereador Luiz Miguel (PDT) protocolou um Projeto de Lei que cria o Programa de Aproveitamento de Alimentos Não Consumidos em Passo Fundo.
A ideia é que alimentos em condições seguras para consumo cheguem a pessoas com baixa renda por meio de entidades cadastradas e/ou indicadas pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) ao serem doados pelos estabelecimentos. “Por não haver uma política de aproveitamento, alimentos que poderiam saciar a fome de pessoas sem condições de manter seu sustento são jogados fora”, destacou o vereador.
Conforme a proposição, os doadores serão físicos os jurídicos e os alimentos, industrializados ou não, preparados ou ainda crus, passarão por análise da Vigilância Sanitária. Para efetivação e um maior alcance do programa, o Executivo poderá desenvolver campanhas que estimulem a doação e o aproveitamento integral dos alimentos.