O deputado federal, Luis Carlos Heinze, será o pré-candidato do PP ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018, o registro oficial do candidato será na convenção de sigla (20 de julho a 5 de agosto – Lei 9504/97). O anúncio foi feito no sábado (24), após a contagem dos votos dos convencionas da pré-convenção realizada no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Desde o início da manhã, caravanas municipais do partido chegaram ao Parlamento para participar do grande ato democrático, dentro do Teatro Dante Barone, autoridades da sigla e fizeram discursos em defesa dos dois candidatos. A eleição ocorreu por meio de voto impresso. Ao todo, foram 1.391 votos contabilizados, desde as 9h da manhã. Luis Carlos Heinze recebeu 1.123 votos, o equivalente a 80%. Antonio Weck, seu oponente na eleição interna, obteve 263. Às 16h, o pleito foi encerrado e os votos foram computados.
O PP/RS fez desta pré-convenção um grande ato democrático, consolidando o primeiro passo rumo ao Piratini – reeleição da senadora Ana Amélia e o aumento das bancadas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. “O deputado Luis Carlos Heinze e a senadora Ana Amélia por critérios puramente técnicos, pelo Ranking dos Políticos, foram eleitos como os melhores parlamentares do Brasil, entre os 513 deputados federais e 81 senadores. Não compete apenas ao Progressistas do Rio Grande do Sul, reeleger a senadora Ana Amélia e o Heinze ao governo, e sim a sociedade gaúcha por tudo que eles fazem pelo povo gaúcho e por todos os brasileiros. O PP/RS vai fazer da senadora a mais votada da história da política do Rio Grande”, disse Bernardi. Votaram na pré-convenção os membros do diretório estadual, senadora Ana Amélia, deputados federais, deputados estaduais e delegados dos municípios, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes municipais do partido.