O PCdoB lançou a pré-candidatura da deputada estadual Manuela d’Ávila à presidência da República. O evento também celebrou os 96 anos do partido, a ser comemorado neste domingo (25). Em seu discurso, Manuela falou da importância da democracia e sobre porque defende que Lula participe das eleições deste ano, “as pessoas me perguntam por que defendo o direito de Lula ser candidato, se ele é meu adversário. Mas nós não somos um partido que desdenha as ideias que contemplam. Eles (que orquestraram o golpe) falam que nós não gostamos de democracia. Mas eles que não gostam. Não gostam do voto. Não gostam de eleição. E não vão ganhar em 2018 e, por isso, vão agir no 'tapetão'”.
Manuela aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do papel do Estado para o povo, “parece inusitado que, em pleno 2018, tenhamos que dizer que não se pode entregar nossa indústria energética. Porque nós queremos gerar empregos para poder gerar riquezas para o povo brasileiro".
A senadora Vanessa Grazziotin, presente ao evento, frisou o papel de porta-voz de Manuela frente ao PCdoB, “o Rio Grande do Sul, que é terra de Getúlio Vargas e de tanta gente importante para o Brasil, também é terra de Manuela d'Ávila. E a Manuela tem sido a nossa porta voz na defesa da democracia". O ato, que lotou o auditório da FETRAFI, também contou com diversas manifestações artísticas entre os discursos.