A situação do trânsito em Passo Fundo pautou o Grande Expediente do vereador Fernando Rigon (PSDB), na última sessão da Câmara. O parlamentar criticou o excesso de lombadas e semáforos nas principais vias urbanas instalados nos últimos anos. Na oportunidade, Rigon comentou que os motoristas reclamam do congestionamento em diversas ruas, como na Avenida Presidente Vargas, do Centro até o bairro São Cristóvão, por conta da quantidade de equipamentos inseridos. Segundo ele, o seu gabinete fez um levantamento para identificar quais seriam os motivos da paralisação constante do fluxo de veículos e verificou que a via concentra um alto número de semáforos e lombadas. “Minha preocupação com o trânsito da São Cristóvão vem desde o início do meu mandato. Para comprovar isso, temos estudos para melhoria do trevo da Planaltina, onde apresentamos à Secretaria de Segurança, no início do ano passado, sugestões colhidas junto a moradores, empresários e usuários deste importante acesso ao bairro”, disse.
Conforme o vereador, neste caso, a Secretaria de Segurança não teria convocado o Legislativo para que fizesse uma avaliação de quais seriam as ações necessárias para melhorar o trânsito no ponto. “Em uma nova visita à Secretaria, fui informado que haveria mudança na região do bairro São Cristóvão devido ao novo shopping. Logo, em seguida, os jornais noticiaram essas alterações. Isso não foi discutido com a população. Por esse motivo, sugiro um pedido de esclarecimento para a Secretaria e também a organização de uma Audiência Pública. Devemos tratar sobre essas importantes alterações junto com os moradores que utilizam esse trecho diariamente”, argumentou.
Estacionamentos
Ainda durante o espaço do Grande Expediente, o parlamentar falou sobre o uso do estacionamento rotativo localizado Parque da Gare. Constatando um baixo uso do estacionamento, o vereador solicitou um Pedido de Informação sobre o número de usuários por dia para que alterações sejam feitas, se necessário, de forma com que todas as pessoas tenham acesso ao serviço.