Rosso quer institucionalizar gabinete da leitura

O objetivo é sensibilizar a sociedade e também prestar contas das ações desenvolvidas pelo Gabinete

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Despertar na sociedade e na iniciativa privada a prática solidária de dar o acesso à leitura aos estudantes da rede municipal por meio da doação de livros: esse é o espírito do Gabinete da Leitura, uma iniciativa do vereador Leandro Rosso (PRB). Ao passo que os livros possam contar as mesmas histórias para outras pessoas, também podem despertar o gosto pela leitura, estímulo para o conhecimento, a criatividade e o desenvolvimento intelectual.

 

Com o objetivo de O, o vereador usou seu tempo do Grande Expediente, realizado nesta segunda-feira (30), para apresentar as principais práticas desenvolvidas na área da educação.

 

Rosso explicou que, desde que foi lançado, em setembro de 2017, o Gabinete da Leitura já recebeu muitas doações, contribuindo para um aumento no acervo das escolas municipais. “Desde que começamos a divulgar o Gabinete da Leitura, estamos recebendo doações de diversas pessoas, que têm abraçado essa ideia com o intuito de ampliar a educação das crianças do nosso município”, afirmou o parlamentar.

 

De setembro até o momento, o Gabinete conseguiu efetuar quatro entregas. “O Gabinete da Leitura já entregou 400 livros as crianças das escolas municipais de Passo Fundo. Em uma Escola de Educação Infantil, conseguimos também brinquedos educativos, para compor a brinquedoteca”, lembrou o vereador.

 

Para reafirmar que essa ação de arrecadação de livros veio para se manter durante todo seu mandato, Rosso formalizou junto à Casa Legislativa um Projeto de Resolução que estabelece a criação do Gabinete da Leitura até o final deste mandato. “O Projeto de Resolução vem regulamentar, dentro do âmbito da Câmara de Vereadores, a criação do programa para que ele se perpetue até o final desta gestão. A prática da doação de livros é uma forma de incentivo à leitura, principalmente aos alunos da rede municipal de ensino, já que Passo Fundo assume o papel fundamental, nesse segmento, por ser considerada a Capital Nacional da Literatura”, avaliou.

 

Aprende bem quem ouve melhor

Destacando que a educação é uma das principais bandeiras de seu mandato, o vereador Leandro Rosso, também relembrou seu Projeto de Lei Aprende bem quem ouve melhor, que foi aprovado, no final do ano passado, por unanimidade nesta casa. O PL, trata sobre a prevenção e tratamento de déficits auditivos em crianças em fase pré-escolar. A matéria quer acelerar o diagnóstico e tornar a triagem auditiva uma rotina nas escolas de ensino infantil de Passo Fundo. A proposição segue em análise no Executivo.

Gostou? Compartilhe