Quem não regularizou o título não pode votar

Fila no último dia de prazo para ficar quites co a Justiça Eleitoral terminou ontem com grande movimentação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O expediente do Cartório Eleitoral de Passo Fundo entrou à noite ontem. É que centenas de pessoas aprovietaram o último dia de prazo para regularizar o título de eleitor. A fila começou logo cedo e permaneceu assim até a noite. Dobrou a quadra na Fagundes dos Reis. Mais de mil pessoas foram atendidas entre sábado e quarta-feira.


Agora, quem perdeu o prazo só poderá fazer as alterações após as eleições. Aqueles que não conseguirem transferir o domicílio eleitoral têm a opção de justificar o voto, mas os que ficarem com o título irregular não poderão votar, nem vão receber a certidão de quitação eleitoral, necessária para alguns procedimentos, como tirar passaporte e assumir vaga no serviço público. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.


Para verificar se o título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral. Quem deixou de votar em mais de três eleições e não justificou a ausência nos pleito precisa regularizar a situação.

Gostou? Compartilhe