Quem foi convocado para ser mesário nas eleições, que ocorrem dia 7 de outubro, devem comparecer ao Cartório Eleitoral até sexta-feria (31), para retirar sua convocação. Este ano, foram convocados cerca de 1,7 mil pessoas, entre presidente, primeiro e segundo mesários, secretário e administrador de prédio. Até o momento, 1.040 eleitores já retiraram a carta de convocação, o que representa 61% do total.
O chefe do Cartório Eleitoral de Passo Fundo, Renato Guadagnin, atenta para a retirada das convocações. "Após sexta-feira, será feira uma análise para as pessoas que não vieram. Vamos intensificar o contato com os mesários. A carta poderá então ser enviada por correio, ligação ou será designado um oficial de justiça. Se a pessoa não comparecer no dia da eleição, poderá sofrer um processo, resultando em uma multa, e ficar irregular com a situação eleitoral", explicou.
Para quem não conseguir comparecer como mesário no dia da eleição, é necessário possuir uma justificativa direcionada aos juízes eleitorais, e entregue no Cartório até cinco dias úteis depois de recebida a convocação, podendo também indicar um substituto. Quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias, caso contrário pode sofrer as sanções. Em caso de servidores públicos, também serão suspensos do trabalho durante 15 dias.
Os mesários convocados têm direito a dois dias de folga, para cada dia trabalhado, seja no setor privado ou público, além de um auxílio-alimentação no valor de R$35,00. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital. O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração em dinheiro.
Convocados
Todo eleitor a partir de 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar nas eleições. As exceções se restringuem a candidatos ou parentes de algum canditado que esteja concorrendo, pessoas que exercem função executiva em partidos políticos, autoridades, agentes policiais e funcionários públicos que exercem funções de confiança do Executivo e os que pertemcem ao serviço eleitoral. É importante ficar atento aos itens, e caso necessário procurar o Cartório.
Treinamento
Os treinamentos, vão ocorrer no Salão do Juri do Fórum de Passo Fundo, nos dias 10, 12, 17 e 19 de setembro. Os mesários serão informados sobre o dia e o horário. Serão duas turmas por dia, a primeira às 14h e a outra às 16h. Devem comparecer o presidente o primeiro mesário, de cada uma das 421 seções. Vale relembrar que mesmo o mesário que já paricipou em outras eleições, é necessário que compareça novamente ao treinemto, já que sempre existem questões novas para serem aprendidas.
Voto em trânsito
Uma das novidades para as eleições desse ano, é o voto em trânsito. É a primeira vez que o município terá urnas especializadas para a votação de quem estiver fora do seu domicílio eleitoral, no 1º, 2º ou ambos os turnos. Foram cerca de 438 pessoas que solicitaram votar em Passo Fundo. O nome social também fará parte do treinamento dos mesários. A iniciativa relata que os transexuais e travestis puderam incluir o nome social adequado ao gênero com o qual se identificam nos documentos eleitorais, como o título de eleitor. Os mesários serão orientados, já que no caderno de votação irá constar o nome civil e o nome social do cidadão. Até setembro os eleitores podem solicitar a segunda via do título. Todos os outros serviços, à exceção da certidão de quitação eleitoral, estão suspensos no momento.
Urnas
No Cartório Eleitoral de Passo Fundo, estão sendo realizadas conferências sobre os equipamentos. A carga da urna em si, tem data prevista para chegada no município e início dos testes a partir de 19 de setembro. Em nível nacional existem procedimentos de atualização das urnas que ja iniciaram.