Começa o treinamento dos mesários

Orientações foram repassadas as duas primeiras turmas de presidentes e 1º mesários de Passo Fundo na tarde de ontem (10)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Justiça Eleitoral iniciou o treinamento presencial de presidentes e 1º mesários das eleições gerais deste ano. Em Passo Fundo, as duas primeiras turmas receberam, na tarde de ontem (10), orientações sobre as novidades e os protocolos dos dias 7 e 28 de outubro, caso haja segundo turno. Ao total, cerca de 800 convocados devem participar desta modalidade de capacitação no município. Os nomeados foram divididos em oito turmas.


Os mesários receberam um manual das eleições e foram recepcionados pela juíza da 128ª Zona Eleitoral, Ana Cristina Frighetto, que frisou a importância do trabalho voluntário no processo democrático. Em seguida, um vídeo encaminhado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi passado. Entre as novidades deste ano estão as formas de identificação do eleitor, a utilização do nome social e a auditoria em tempo real das urnas eletrônicas.


Os próximos grupos de treinamento estão agendados para os dias 12, 17 e 19 de setembro. Todos os encontros ocorrem na Sala do Júri do Fórum de Passo Fundo. Ao total, 1.684 pessoas trabalharão nas eleições. Porém, os 2º mesários recebem treinamento EAD pelo site do TSE. Os secretários de mesa não participam da capacitação. Quase 90% dos nomeados para trabalhar nas eleições já retiraram a convocação no Cartório Eleitoral até o momento. Após o treinamento, a Justiça realizará, na última semana de setembro, a preparação das urnas eletrônicas.

 

Novidades 
Auditoria
Trata-se da auditoria em tempo real das urnas eletrônicas. A nova modalidade de auditoria ocorrerá antes do início da votação, em seções eleitorais sorteadas na véspera do pleito, e poderá ser acompanhada diretamente por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. No Rio Grande do Sul, oito seções serão sorteadas.

 

Identificação
Pela primeira vez, pessoas transgêneros poderão votar utilizando a identificação social. Os mesários são orientados a se reportarem aos trans pelo nome social. Neste ano, também estão incluídas nas formas de identificação do eleitor o e-título e o Documento Nacional de Identificação (DNI).

Gostou? Compartilhe