?EURoeExperiência para ajudar nas demandas regionais?EUR?

Entrevista com o candidato Airton Dipp

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ex-prefeito de Passo Fundo e ex-deputado federal Airton Dipp disputa uma das vagas a deputado estadual pelo PDT. Quer usar a experiência que teve nos três mandatos como prefeito e à frente de órgãos públicos para o desenvolvimento econômico e social de Passo Fundo e região.

 

ON - Se eleito, como será sua atuação no Parlamento?
Airton Dipp - Além de atuar na Assembleia Legislativa, com as obrigações fundamentais de um Deputado Estadual, que são de legislar, fiscalizar o executivo e de realizar o orçamento do estado, sempre com as nossas convicções trabalhistas, o nosso mandato irá representar Passo Fundo e a região norte do estado do Rio Grande do Sul. Vamos utilizar a nossa experiência na área de desenvolvimento econômico e social, juntamente com as entidades representativas da região onde estaremos sempre buscando caminhos que possam incentivar o crescimento regional, gerando emprego e renda. E fazer com que com esse crescimento, o Rio Grande do Sul possa sair da crise, que tenha recursos para investimentos, principalmente na educação, na saúde e na infraestrutura.

 
ON - Como o senhor pretende fazer a campanha eleitoral? Focado em que plataformas?

Airton Dipp - O Estado do Rio Grande do Sul precisa proporcionar aos investidores da iniciativa privada, condições de geração de emprego e renda, de crescimento econômico, para que nós possamos sair dessa crise. Nós propomos uma desburocratização do estado e propomos também redução de tributos, para criar condições para o crescimento econômico. Somente com geração de emprego e renda para as pessoas, para as famílias é que nós poderemos aumentar a receita do estado, dar condições para as famílias terem uma vida digna e proporcionar o reinvestimento, a volta do investimento, nas áreas da educação, da saúde e da infraestrutura, que são essenciais para que nós possamos ter um crescimento econômico e social perene do Estado do Rio Grande do Sul.

 

ON - Passo Fundo tem demandas históricas como superlotação do Presídio Regional, Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) que nunca foi concluída, obra de ampliação do aeroporto, duplicação de rodovias como a ERS 324 e trecho urbano da BR 285. Com quais destas demandas o senhor pretende se comprometer, caso eleito? Ou cite outras, se for o caso. 

Airton Dipp - Estas demandas, elas são definidas no orçamento do Estado ou no orçamento da união. Estas demandas passam pela vontade política dos governos estaduais e do governo federal, passa pela capacidade financeira do próprio Estado ou da União para executar determinadas obras, mas o nosso comprometimento dentro do orçamento do estado e dentro da nossa capacidade política junto ao governo do estado e junto ao governo federal, independentemente dos partidos que estejam a frente desses dois ente federados, é a capacidade política, de luta, de convencimento, inclusive técnico, juntamente com as entidades representativas, ou do município e da própria região, no encaminhamento de prioridades que possam atender a maioria da comunidade regional.

  
ON - Como será a campanha e de onde virão os recursos?

Airton Dipp - A minha campanha está orçada em 250 mil reais, estes recursos estão projetados, 1/3 como recurso próprio, outro terço como depósitos de pessoas físicas, e o restante 1/3 do fundo eleitoral do nosso partido. Esta campanha ela será feita basicamente em cima da publicidade tradicional, através de informações com os tradicionais panfletos e santinhos. Será feita em plataformas digitais e com a estrutura logística para que pessoalmente possamos percorrer todos os bairros da nossa cidade e das cidades que compõe aqui a grande região norte do estado.

 
ON - O senhor conhece o funcionamento da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional?

Airton Dipp - Eu tive oportunidade por duas vezes de me eleger Deputado Federal, portanto conheço bem o congresso nacional. Já tive oportunidade durante um período de aproximadamente um ano exercer a função de diretor geral da Assembleia Legislativa do estado, também conheço portanto a Assembleia Legislativa e a gestão interna, e na minha história política como prefeito municipal, como secretário de estado, como presidente e diretor de empresas estatais. Há uma interação muito grande dos poderes constituídos e portanto posso afirmar que tenho uma experiência que poderá contribuir com o crescimento de Passo Fundo e da região, dentro das nossas convicções.

 

ON - Na sua opinião, qual a importância da representatividade política para uma cidade como Passo Fundo?

Airton Dipp - É muito importante que Passo Fundo possa ter representantes na Assembleia Legislativa, e no Congresso Nacional. É importante que os anseios e as soluções que se possa trazer para as nossas comunidades, tenham uma representação diretamente ligada a essa comunidade e que possa exercer com a sua experiência, o convencimento junto aos governos estadual e federal, das demandas e soluções, principalmente soluções de caráter social e econômico para o crescimento das pessoas.


ON - O Brasil vive uma crise das mais profundas de sua história: qual será sua contribuição, se eleito, para mudar esta realidade?

Airton Dipp - Nós temos que buscar soluções que atendam os interesses do nosso estado e do nosso país. Soluções de crescimento econômico e social e que a base do desenvolvimento do estado e de um país se dá na qualificação das pessoas através da educação e na preservação da vida através de uma saúde pública condizente. E portanto, a reversão desta crise passa por investimentos na educação, por investimentos na saúde e pela compreensão de que para que nós possamos progredir, que possamos ter uma vida digna, nós temos que ter emprego e renda, sempre defendendo os setores produtivos nacionais.

 
ON - Sobre fazer oposição e ser base governista:
Airton Dipp - A nossa atuação na Assembleia Legislativa será sempre uma atuação em defesa do desenvolvimento econômico e social da nossa região. E essa atuação terá sempre uma visão de desenvolvimento de cadeias produtivas, com as nossas convicções trabalhistas. Portanto, essa atuação não pode, independentemente do governo que será instalado nos próximos quatro anos, nunca será oposição ou base do governo, e sim teremos um posicionamento conforme os projetos propostos que serão apresentadas e os projetos e propostas que também nós estaremos apresentando. Dentro dessas convicções de defender o interesse público, o interesse perene de crescimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Com as convicções que nós temos em relação ao equilibro do capital e do trabalho.


Breve Apresentação

Natural de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp, 66 anos, é Engenheiro Civil, formado pela UFRGS. Tem Especialização em Estruturas de Concreto Armado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Atuou profissionalmente como responsável técnico de Escritório de Engenharia em Estruturas de Concreto Armado, Passo Fundo; Coordenador da Comissão de Implantação do Curso de Engenharia Civil na Universidade de Passo Fundo. Foi prefeito de Passo Fundo por três mandatos; Secretário de Estado de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul; Deputado Federal, integrando as Comissões de Minas e Energia; Defesa Nacional e Relações Exteriores; Agricultura e Política Rural; e Mista e Orçamento da Câmara Federal, Brasília. Tambpem foi presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Brasília. Diretor de Planejamento, Programas e Captação de Recursos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, AGDI, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Diretor Técnico da Itaipu Binacional (maior geradora de energia limpa e renovável do planeta), Foz do Iguaçu, PR.

Gostou? Compartilhe