Urnas são preparadas para o dia da votação

Mais de 250 urnas recebem, nesta semana, os dados referentes aos candidatos e eleitores para o primeiro turno de votação

Por
· 2 min de leitura
Após receberem esses dados, as urnas são lacradas para a votação e ficam bloqueadas até o dia da eleiçãoApós receberem esses dados, as urnas são lacradas para a votação e ficam bloqueadas até o dia da eleição
Após receberem esses dados, as urnas são lacradas para a votação e ficam bloqueadas até o dia da eleição
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A semana é de intensa preparação para as eleições 2018 no Cartório Eleitoral de Passo Fundo. Até sexta-feira as mais de 250 urnas que serão utilizadas no pleito receberão todos os dados necessários para estarem prontas para o dia da votação. A chamada carga das urnas envolve os procedimentos de cadastro de eleitores de cada sessão, bem como os dados dos candidatos que estão na disputa deste ano, e ainda a colocação da mídia em que serão gravados os votos de cada uma delas.


De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Passo Fundo, Sorreila Vivan, o trabalho de carga das urnas iniciou no dia 2 e se estende até esta sexta-feira. As urnas das 128ª e 33ª Zonas Eleitorais são preparadas. No total, serão 233 urnas da 128ª Zona, que compreende Passo Fundo, Ernestina e Mato Castelhano. Outras 229 urnas correspondem à 33ª Zona que inclui Passo Fundo, Coxilha e Pontão. Após receberem esses dados, as urnas são lacradas para a votação e ficam bloqueadas até o dia da eleição. Conforme Sorreila elas apenas funcionarão no domingo da eleição a partir das 7h que é quando os mesários chegam nas seções para organizar cada local de votação.


Auditoria das urnas
Com foco na ampliação da transparência do processo eleitoral e na comprovação da confiabilidade da votação por meio eletrônico, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina, a cada eleição e mediante Resolução específica, que todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) promovam a auditoria, por amostragem, das urnas eletrônicas utilizadas pelas Zonas Eleitorais de sua Circunscrição.


Em 2018, a Resolução n. 23.550/2017, alterada pela Resolução n. 23.574/2018, ambas do TSE, prevê que, no dia da votação, sejam realizadas duas auditorias: uma, em ambiente controlado, para a análise do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso – procedimento conhecido como “Votação Paralela", e outra, diretamente nas seções eleitorais e em tempo real, para a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas.


No dia 6 de outubro, véspera do pleito, serão sorteadas as 12 (doze) urnas eletrônicas que passarão pelos procedimentos de auditoria. As 4 (quatro) primeiras urnas sorteadas (pelo menos uma de seção eleitoral da Capital) serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e as 8 (oito) demais, à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. O sorteio ocorrerá no Plenário do TRE, a partir das 9h, em cerimônia aberta aos partidos políticos, imprensa e público em geral.


A Votação Paralela, sistemática utilizada desde 2002 para comprovar o funcionamento correto das urnas sob condições normais de uso, é realizada no mesmo dia e horário da votação oficial, nos dois turnos da Eleição, em local público e com expressiva circulação de pessoas. Em 2018, os trabalhos ocorrerão no Prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


Já a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, novidade implementada pelo TSE para o pleito de 2018, consiste em aferir, antes da emissão da zerésima, se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro conferem com as assinaturas constantes na urna instalada na seção eleitoral. Zerésima é o relatório emitido pela urna que traz a identificação do equipamento, comprova que nele estão registrados todos os candidatos e que nenhum deles computa voto, ou seja, que a urna tem zero voto. Na mesma ocasião, poderá ser emitido o relatório de todos os resumos digitais dos arquivos instalados nas urnas, para conferência, a qualquer tempo, com a lista publicada no site do TSE.

Gostou? Compartilhe