Eduardo Leite e José Ivo Sartori disputam o segundo turno

Miguel Rossetto do PT, e Jairo Jorge do PDT, tiveram 17,7% e 11,1% dos votos respectivamente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As eleições para o governo do estado do Rio Grande do Sul seguirão para segundo turno com os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB). Os candidatos mais votados tiveram 35,8% e 31,1% dos votos, respectivamente. Na sequência dos candidatos mais votados, Miguel Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT), tiveram 17,7% e 11,1%.


Eduardo Leite
Em discurso em Pelotas, Eduardo Leite defendeu que o apoio que obteve nas urnas se deve a uma demanda de renovação da população. O candidato, que venceu o primeiro turno, descartou a possibilidade de apoiar o PT na campanha presidencial do segundo turno. Sobre apoiar o candidato do PSL defendeu que eventuais apoios serão negociados com base em princípios e projetos a fim de promover o consenso estratégico.
Eduardo Leite foi vereador, presidente da Câmara, secretário municipal e prefeito do município de Pelotas (2013/2016) pelo PSDB. Em novembro de 2017, assumiu a presidência estadual do PSDB gaúcho. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Estudou Gestão Pública na Universidade de Columbia (EUA). Atualmente, faz mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

 

José Ivo Sartori
Em entrevista coletiva transmitida ao vivo pelo Facebook, José Ivo Sartori atribuiu o resultado neste primeiro turno ao reconhecimento da população do Rio Grande do Sul pelo governo feito até agora. De acordo com ele, essa aceitação se refletiu também na eleição de deputados federais e estaduais de candidatos que fizeram parte do governo. Na entrevista ele ainda defendeu que o Brasil deva ter uma reforma política mais intensa e manifestou o respeito aos candidatos que concorreram neste primeiro turno.


José Ivo Sartori é formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e deu início a sua carreira política em 1976, quando foi eleito vereador de Caxias do Sul. Em 1982 foi eleito pela primeira vez deputado estadual e cumpriu cinco mandatos na Assembleia Gaúcha. Foi eleito deputado federal em 2002. Em 2004 foi eleito prefeito de Caxias do Sul e quatro anos após, foi reeleito Prefeito. Em 2014, José Ivo Sartori foi eleito Governador do RS por mais 60% dos gaúchos.

Gostou? Compartilhe