Físicas ou verbais, as agressões sofridas por professores são registradas com frequência e, muitas vezes, banalizadas. Numa tentativa de prevenir que as escolas municipais sejam cenários desses atos, o vereador Aristeu Dalla Lana (PTB) apresentou um Projeto de Lei (PL) que cria a Política de Prevenção à Violência Contra Profissionais de Educação.
Com a proposta, o parlamentar busca estimular o envolvimento das escolas, dos alunos e das famílias em atividades de reflexão e análise da violência. A ideia é que todos sejam agentes de combate. “Nós vemos que eles não se unem em torno de objetivos comuns, o que acaba comprometendo a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e das relações entre as escolas e as comunidades”, disse.
Além do viés educativo, a iniciativa torna os alunos componentes da construção de regras das instituições. O projeto assegura que eles participem da elaboração de medidas preventivas e corretivas quanto à violência. “Os alunos, na maioria das escolas, têm uma atuação nula. Há muitos estudos que mostram a importância de eles participarem das decisões, o que pode melhorar a sua formação enquanto cidadão”, considerou o vereador.
O PL é analisado pela Procuradoria da Câmara e, em seguida, será encaminhado às comissões permanentes.