A delegada da Polícia Civil Nadine Farias Anflor é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de polícia no estado. Entre outras cargos, ela foi titular da Delegacia Especializada da Atendimento à Mulher de Porto Alegre. Nadine foi também a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia (Asdep) e primeira coordenadora das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) de todo o Estado. Ela é delegada de Polícia desde 2004.
Comandante-geral da BM
O coronel Mario Yukio Ikeda foi oficializado nesta sexta-feira (20) pelo secretário da Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, como o novo comandante-geral da Brigada Militar (BM). Ele substitui o coronel Andreis Silvio Dal’Lago, que estava no cargo desde janeiro de 2017.
Na corporação desde 1985, Ikeda já foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas e gerenciou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional durante a Copa do Mundo de 2014. De 2015 a 2017, assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e, desde o ano passado, ocupava o posto de subcomandante-geral da BM.
Diretora-geral do IGP
Schirmer confirmou também a perita criminal Heloísa Kuser como nova diretora-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP). Ela substitui Eduardo Lima Silva, que ocupava o cargo desde julho de 2017. Os demais nomes que irão compor a nova direção do órgão serão anunciados nos próximos dias.
Ainda na BM, o coronel Eduardo Biacchi, diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública e coordenador de Gestão Estratégica da Secretaria de Segurança, será o novo subcomandante da corporação, enquanto o coronel Julio Cesar Rocha Lopes permanecerá no posto de chefe do Estado-Maior. A expectativa é de que a passagem de comando na BM e no IGP ocorra logo após a publicação dos atos no Diário Oficial do Estado.