Nesta tarde (27), Arita Bergmann foi nomeada para a Secretaria Estadual de Saúde, pelo governador eleito, Eduardo Leite. Arita é formada em Serviço Social pela Universidade de Pelotas. É a segunda vez que ela assume o cargo, a primeira foi em 2010, no último ano do governo de Yeda Crusius. Ela também foi secretária-adjunta da pasta na mesma gestão.
"Já foi minha secretária, será novamente, Arita Bergmann, que tem 30 anos de SUS, desde a concepção do SUS estava lá. Foi secretária municipal de Saúde em 1983, então tem 35 anos de vida pública dedicada à saúde, como assistente social", disse Leite durante o anúncio.
Arita é natural de São Lourenço do Sul, onde é atualmente secretária municipal da Saúde. Na cidade, já havia sido responsável pela mesma pasta de 1983 a 1991, quando criou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) público municipal no Brasil. Ela também foi coordenadora do Serviço de Saúde e Assistência Social da prefeitura de Pelotas. Atuou como coordenadora da Unidade de Saúde e Assistência Social da Famurs na década de 1990.
Na Secretaria Estadual da Saúde, foi ainda diretora de Planejamento, entre 2003 e 2006. Na época, entre outros projetos, conduziu a implantação do Primeira Infância Melhor (PIM).
Secretariado
Até o momento, 16 das 22 secretarias já têm titulares anunciados. São eles:
Marco Aurelio Cardoso (Fazenda)
Otomar Vivian (Casa Civil)
Leany Lemos (Planejamento)
Tânia Moreira (Comunicação)
Eduardo Cunha da Costa (Procuradoria-Geral do Estado)
Artur Lemos (Meio Ambiente e Infraestrutura)
Beatriz Araújo (Cultura)
Ranolfo Vieira Junior (Segurança)
Covatti Filho (Agricultura)
Catarina Paladini (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos)
Luis da Cunha Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia)
Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais)
Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica)
Juvir Costella (Transportes)
João Derly (Esporte e Lazer).
Coronel Julio César Rocha Lopes (Casa Militar)