Leite, o governador mais jovem na história do RS

2,5 mil convidados devem acompanhar posse do tucano, marcada para às 16h, na Assembleia Legislativa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A solenidade de posse do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) ocorre às 16h de 1º de janeiro, na sede do Poder Legislativo. A transmissão de cargo de José Ivo Sartori ao governador e ao vice-governador eleitos está prevista para às 17h, no Palácio Piratini. Devem participar do ato, 2,5 mil convidados, entre autoridades, representes de instituições e familiares do governador e e de integrantes do primeiro escalão. O primeiro compromisso do novo governador será às 16h, no Plenário 20 de setembro. Em sessão solene, os novos governador e vice-governador, Ranolfo Vieira Junior (PTB), serão empossados. Ainda está previsto o primeiro discurso do tucano como governador. A sessão vai contar com a presença de convidados, mas o público geral também terá acesso a cerimônia.


Na sequência, acontece uma caminhada da Assembléia Legislativa até o Palácio Piratini. Leite será recebido pelo chefe do cerimonial do governo, Aristides Germani. Em ato continuado o governador vai se direcionar ao Salão Negrinho do Pastoreio. O local tem capacidade para aproximadamente 600 convidados, sendo 200 sentados.


Leite será recepcionado por José Ivo Sartori, que vai realizar a transferência do cargo ao seu sucessor. Neste momento, também são previstos discursos de Leite e Sartori. Para finalizar esta etapa da cerimônia, Leite irá conduzir Sartori até a porta principal do Piratini, onde vai ser feita uma despedida simbólica.


Secretários tomam posse às 18h
Eduardo Leite vai empossar os 22 novos secretários do Estado. A cerimônia está prevista para às 18h. Logo após, Leite deve saudar o público presente da janela de seu novo gabinete.

 

Secretários
AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL -Covatti Filho (PP) –
CASA CIVIL - Otomar Vivian (PP)
COMUNICAÇÃO - Tânia Moreira
CULTURA - Beatriz Araújo
ESPORTES E LAZER - João Derly (Rede)
FAZENDA - Marco Aurélio Santos Cardoso
GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA - Cláudio Gastal (PPS)
INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Luís da Cunha Lamb
JUSTIÇA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS - Catarina Paladini (PR)
MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA - Artur Lemos (PSDB)
PLANEJAMENTO - Leany Lemos (PSB)
PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO - Eduardo Cunha da Costa
RELAÇÕES FEDERATIVAS E INTERNACIONAIS - Ana Amélia Lemos (PP) –
SAÚDE - Arita Bergmann
SEGURANÇA - Delegado Ranolfo Vieira (PTB)
TRANSPORTES - Juvir Costella (MDB)


Juventude no governo
Eduardo Leite, 33 anos, será o governador mais jovem a comandar o Rio Grande do Sul e o terceiro na história do país, atrás apenas de Gilberto Mestrinho (que governou o Amazonas aos 31 anos, em 1959), e Ciro Gomes (governou o Ceará, também aos 33 anos, em 1991). O tucano venceu a disputa, no segundo turno, com 3.128.317 votos, o que corresponde a 53,62% dos votos válidos, contra 46,38% de José Ivo Sartori (MDB), que recebeu 2.705.601 votos.


Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, de 33 anos, nasceu em 10 de março de 1985 em Pelotas, cidade do Sul no Rio Grande do Sul, e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).Foi vereador em 2008, chegando a ocupar a presidência da Câmara em 2011. Também foi secretário municipal de Cidadania no governo Bernardo de Souza e chefe de gabinete do ex-prefeito Adolfo Antônio Fetter Júnior. Em 2012, aos 27 anos, foi eleito prefeito de Pelotas, cargo que ocupou entre 2013 e 2016. Em novembro de 2017, assumiu a presidência estadual do PSDB gaúcho.

Gostou? Compartilhe