Depois de movimentar o Centro de Eventos Fiergs durante dois dias, atraindo 8 mil pessoas em busca de informações e conhecimentos sobre o mundo digital, o evento “Cresça com o Google” teve a participação do governador Eduardo Leite no encerramento, na noite desta quarta-feira (8/5).
O projeto da empresa dona do site mais acessado no mundo promove diferentes atividades voltadas para a capacitação de pessoas e de empresas que utilizam as ferramentas do Google. Em Porto Alegre, foram cinco workshops gratuitos nas áreas de marketing, jornalismo, empreendedorismo, educação e TI.
Os secretários Claudio Gastal, de Governança e Gestão Estratégica, e Luís Lamb, de Inovação, Ciência e Tecnologia, acompanharam o governador. Para uma plateia atenta, Leite ressaltou a importância de se adequar às mudanças impostas pela nova era digital que, inclusive, fez que com surgisse uma nova economia.
“A tecnologia abre novas oportunidades de empregos e a capacitação é muito mais complexa, envolvendo análise de números e o cruzamento desses dados, para que sejam transformados em informações e respostas que possam ser aproveitadas da melhor forma possível”, afirmou.
Entre os exemplos de avanços, o RS foi o primeiro Estado a aderir à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital, que diminui riscos de fraude, promove mais transparência e reduz a burocracia. A adesão foi o passo inicial do programa RS Digital, em elaboração pelo governo. Ao longo da gestão de Leite, a expectativa é que governo se torne 100% digital.
Cidade com potencial empreendedor
Considerando que o RS tem um ecossistema de inovação favorável à geração de riqueza, incluindo capital humano, infraestrutura de 18 parques tecnológicos, 27 polos e 24 incubadoras, a realização de um evento que aperfeiçoa a qualidade dos profissionais ocorre em momento oportuno.
O RS, que representa 5% da população brasileira, concentra 11,5% da produção científica do país, além de ter a segunda maior densidade de doutores, atrás apenas do Distrito Federal.
Anualmente, o Estado qualifica 2 mil doutores por ano. Além disso, de acordo com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, o RS é o berço da indústria de automação e da informática no país.
O objetivo do “Cresça com o Google” é ajudar profissionais e estudantes a acessar o conteúdo e as ferramentas do Google. Em 2018, o projeto esteve em seis cidades, envolvendo mais de 45 mil pessoas. Em 2019, também ocorrerá em Belo Horizonte, Recife e Goiânia.
A gerente de Marketing do Google, Jimena Tomás, explicou que a capital gaúcha foi escolha pelo grande número de empresas. “Conhecemos o potencial empreendedor da cidade”, afirmou.