Câmara cria novo bairro em Passo Fundo

Com nome Alviverde, novo bairro reúne as comunidades do Secchi, Berthier, Bela Vista I, Bela Vista II e Pampa

Por
· 1 min de leitura
Nome do bairro é homenagem ao Sport Clube Gaúcho (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)Nome do bairro é homenagem ao Sport Clube Gaúcho (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)
Nome do bairro é homenagem ao Sport Clube Gaúcho (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os vereadores aprovaram a criação do bairro Alviverde, integrando as comunidades do Núcleo Habitacional Luiz Secchi, Berthier, Bela Vista I, Bela Vista II e Pampa. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico daquela região. Conforme o projeto, a unificação de vilas, comunidades e loteamentos tem um histórico de sucesso, uma vez que possibilita a realização de estudos técnicos de planejamento do bairro, a longo prazo, além da elaboração de grandes obras que podem vir a beneficiar toda a população do entorno. Outra vantagem é poder direcionar os recursos e políticas públicas que atendam as demandas mais relevantes.

A extensão do novo bairro compreende a intersecção da RS 324, trevo da Caravela até o trevo do bairro Santa Marta, seguindo na Rua João Catapan, desde o referido trevo até a Rua Diogo de Oliveira, no entroncamento com a Rua Morom. Na continuação, passa pela Lava Pés até a sequência com a Bernardino Bento, no Núcleo Habitacional Luiz Secchi.

O nome do novo bairro é uma homenagem ao Sport Clube Gaúcho, clube que faz parte da região há muitos anos. O PL ainda altera a redação da Lei Complementar 131/2004, que estabelece normas e diretrizes para denominação de bairros, vilas e loteamentos, definindo os limites territoriais dos setores demográficos do município, para fins de ordenação e planejamento urbano.


Criação do Parque Linear

A segunda matéria aprovada cria o “Parque Linear Bairro Alviverde”, a ser construído junto ao novo bairro. O objetivo é propiciar à população, especialmente aos moradores daquela região, um espaço integrado de lazer, desporto, interação social e de preservação ambiental.

Conforme o projeto, criar espaços públicos de qualidade é uma forma de assegurar o direito ao lazer. A intenção é também estimular a prática de esportes, de atividades em família e com amigos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, propiciando ambientes de igualdade social.

O espaço localizado no Núcleo Habitacional Luiz Secchi conta com uma área territorial ampla, que possibilitará a construção de quadras esportivas, canchas de bocha, quiosques, pracinhas, churrasqueiras comunitárias, áreas específicas de preservação ambiental, ciclovia, caminhódromo, entre outros. O parque beneficiará, diretamente, mais de 10 mil famílias.

O novo Parque Linear Alviverde tem início na rua vereador Nervilho Piovesan, chegando à Rua Dalila Melono, com aproximadamente 1,5 km de extensão linear.

Ambos os projetos seguem para sanção do Executivo Municipal.

Gostou? Compartilhe