A Câmara de Vereadores realizou uma Sessão Solene na noite desta sexta-feira (15) para conceder a honraria de Vereador Emérito de Passo Fundo ao ex-vereador e secretário do Município, Édison Nunes (in memoriam). A homenagem foi feita no Plenário Sete de Agosto, mediante solicitação do então parlamentar João dos Santos (PSDB), ainda em 2020. No entanto, em virtude da pandemia da Covid-19, a solenidade não pôde ser efetivada naquele período. Ela contou com a presença dos demais parlamentares atuais, além do vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, o vice-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Mauro Moreira.
A distinção de Vereador Emérito foi instituída pelo Poder Legislativo de Passo Fundo por meio da Resolução nº 31/2001. Ela permite aos parlamentares que deram contribuição relevante para o desenvolvimento do município, receberem a homenagem. Édison Nunes, o agraciado deste ano, exerceu mandato na 12ª legislatura, entre 1997 e 2000, na 13ª legislatura, entre 2001 e 2004, e na 14ª legislatura, entre 2005 e 2008. Além disso, foi vereador suplente em mais duas legislaturas.
A cerimônia teve o comando do presidente do Legislativo, vereador Rafael Colussi (DEM), que ressaltou a trajetória política, profissional e pessoal de Édison Nunes, justificando a solenidade, além de lamentar o fato de não ter sido possível concedê-lo o Título ainda em vida. “É uma honra realizar esse reconhecimento junto à sua família. Também uma alegria, pois o reconhecimento está sendo feito, aonde quer que ele esteja ele está vendo e está sentindo que está sendo reconhecido. Ele marcou como vereador, como secretário, como professor, como pai, como amigo. Ele sempre foi uma pessoa verdadeira, um exemplo para todos nós de como deve ser a conduta de um político. O que fica é a história, é seu nome, é seu legado”, observou.
No espaço do proponente, os filhos Andréa e Eduardo, além dos netos, registraram suas falas sobre o homenageado. Andréa salientou muita garra e muita força de vontade para ele conseguir seus objetivos, superando muitas dificuldades e destacou o legado deixado por seu pai. “Ele era uma pessoa visionária, sempre à frente do seu tempo, trazendo coisas diferentes, para onde ele estava, e sempre ajudando as pessoas. Depois que ele faleceu que eu e meus irmãos percebemos o tamanho da obra dele. Acho que não tínhamos noção disso, do tamanho da influência que ele tinha, e tem ainda, e acho que isso acaba se estendendo aos filhos depois, como ele e minha mãe não estão mais aqui, acaba se estendendo a nós”, colocou.
Eduardo ressaltou o comprometimento de seu pai com a cidade e o reconhecimento do Legislativo. “Ele recebe essa homenagem onde estiver, sabendo o que representa, o reconhecimento por toda a dedicação que ele teve, para com a cidade, em toda a seriedade que teve em seus mandatos de vereador. Agradecendo também por essa homenagem, que faz jus a um homem probo, reto, que se doou a amigos, à família, ao trabalho, à cidade, às causas que ele acreditava e defendia com retidão, com honradez, e então de fato, receber essa designação, essa honraria de vereador emérito enobrece a ele e também à Câmara tê-lo e ter tido como vereador dessa Casa”, afirmou.
O ex-vereador e prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, também deixou seu depoimento salientando a dedicação, o comprometimento e o envolvimento com as coisas da comunidade. Ele ainda sublinha a intensidade com que Édison vivia o cotidiano desde a Câmara, passando pelo meio acadêmico, até seu envolvimento comunitário. Luciano ainda lembra da parceria constante com sua esposa Cléa, que faleceu pouco depois de Édison, ambos vitimados pela Covid-19. “Ele era um apaixonado pela vida, um entusiasmado pelas coisas da vida, da política, da sua profissão, e além de tudo e acima de tudo, pela sua família. O Édison e a Cléa eram um casal inseparável, sempre juntos, com amor, com companheirismo, com cumplicidade, e como um casal de verdade deve ser. Ele faz muita falta o Édison para a cidade e para todos nós amigos que temos tanta saudade dele”, declarou.
Após a exibição dos depoimentos, foi realizado o ato de descerramento da Placa na Galeria dos Vereadores Eméritos, juntamente da foto, além da entrega de medalha que enfatiza a titulação concedida aos familiares presentes.
Representando o espaço do homenageado, a filha de Édison, Luciana Nunes, fez seu pronunciamento reforçando o exemplo de vida e valores dado por seu pai , assim como sua dedicação em ajudar as pessoas, os feitos pela UPF e pela faculdade de Medicina Veterinária e sua prioridade à família sem descuidar da comunidade. Ela ainda leu na íntegra o discurso original que Édison havia preparado antes de ser internado na UTI em virtude da Covid-19. Nele foi salientada sua trajetória desde chegou a Passo Fundo, passando por suas ações no meio acadêmico, e pelo meio político, tanto no Legislativo como no Executivo, e frisando o recebimento de seu título de Cidadão Honorário, o qual considerou “sua segunda certidão de nascimento”. Ao fim de sua fala, Luciana apontou sobre os feitos de seu pai em relação à família. “Ele e minha mãe não estão mais aqui, mas sua maior herança ficou que são seus filhos e netos. E nós haveremos de honrar seu legado”, concluiu.
Sobre o agraciado Vereador Emérito Édison Nunes
Édison Armando de Franco Nunes, foi Médico Veterinário, graduado em 1970 pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado, na França, em 1979. Na área política foi Vereador no Município de Passo Fundo por três Legislaturas, e suplente em outras duas Legislaturas. Possuindo em seu currículo mais de 150 leis, resoluções e leis complementares de sua autoria, aprovadas na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.
Ele também teve atuações nas seguintes funções: Secretário Municipal da Agricultura em Passo Fundo/RS, entre 1993 a 1995; Diretor do Departamento de Produção Animal da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, entre 1995 e 1996; Assessor Especial de Gabinete do Prefeito Airton Dipp em Passo Fundo/RS, período 2006/2007; Secretário Municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos da Prefeitura de Passo Fundo, Gestão do Prefeito Luciano Azevedo, legislatura 2013/2016; Funcionário Público Federal concursado do Ministério da Agricultura, onde aposentou-se em 1997, na função de Auditor Fiscal Federal Agropecuário; além de Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura (CONSEMA).
Édison Nunes em sua área de formação
Um resumo das atividades do homenageado:
- Professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, tendo exercido por quatro anos a chefia do Departamento de Zootecnia e por cinco anos a Direção do Curso de Medicina Veterinária.
- Criador e organizador em Passo Fundo/RS, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pioneiro no Brasil.
- Organizador e primeiro Presidente da Associação dos Secretários Municipais de Agricultura da região da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP).
- Idealizador e criador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo UPF.
- Igualmente construtor do Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo.
- Diretor do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, período 1996 a 2003.
- Foi Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV/RS, por cinco mandatos.
- Fundador da Associação dos Médicos Veterinários do Planalto AMVEP, com sede em Passo Fundo.
- Participou e ajudou na criação de diversas Associações de Médicos Veterinários no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Participou por diversas vezes nas diretorias da Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul SOVERGS e do Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul (SIMVET/RS).
- Membro ativo da ANFFA SINDICAL, do SINDAGRI e da AFAMA/RS.
- Pertenceu a Comissão de Ética e diversas outras Comissões Especiais do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RS).
- Foi Delegado Regional do CRMV/RS para a região de Passo Fundo e Planalto em mais de uma oportunidade.
- Presidiu por duas vezes a Comissão Técnica da Feira Nacional do Frango (FENAFRANGO), em Passo Fundo.
- Foi Vice-Presidente regional e nacional da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos - ABRAVES.
- Fez parte do Conselho Universitário da UPF Universidade de Passo Fundo, como representante da Prefeitura Municipal.
- Já foi membro eleito do Conselho Diretor e do Conselho de Curadores da mesma Instituição.
- Membro Titular do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo (CDES/PF), o “Conselhão”, desde 2014.
- Diretor Presidente da Mútua dos Professores da Universidade de Passo Fundo, instituição ligada à Associação dos Professores da Fundação Universidade de Passo Fundo (APROFUPF).
- Membro do Conselho Gestor das Jornadas Nacionais de Literatura, indicado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.
- Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RS).
- Membro da Academia Rio-grandense de Medicina Veterinária, onde é titular da cadeira de imortal de número 17.