Câmara realiza homenagem aos 15 anos do Colégio Tiradentes

Homenagem aconteceu em Sessão Solene na sexta-feira

Por
· 3 min de leitura
A unidade local foi criada em dezembro de 2006, mas passou a funcionar em 26 de novembro de 2008 (Foto: Comunicação Digital/CMPF)  A unidade local foi criada em dezembro de 2006, mas passou a funcionar em 26 de novembro de 2008 (Foto: Comunicação Digital/CMPF)
A unidade local foi criada em dezembro de 2006, mas passou a funcionar em 26 de novembro de 2008 (Foto: Comunicação Digital/CMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Legislativo realizou na tarde desta sexta-feira (19), uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo. A cerimônia aconteceu no Plenário Sete de Agosto, por iniciativa do vereador Tadeu Moraes Trindade (PDT), que teve sua proposição aprovada por todos os vereadores. O ato contou com a presença dos demais parlamentares, do secretário municipal de Segurança Pública, João Darci Gonçalves e de representantes da Brigada Militar, sendo eles o comandante do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon), Tenente-Coronel Marco Morais e o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO-Planalto), coronel Volnei Ceolin.

Comandando a solenidade, o presidente do Legislativo, vereador Rafael Colussi (DEM), destacou a iniciativa, que evidencia o importante trabalho prestados pela instituição de ensino para a comunidade local, especialmente na área da educação, mas também através do envolvimento em ações sociais, ambientais, culturais, esportivas, entre outras, que elevam o nome do colégio e do município. Ele ainda frisou, em nome da Câmara, a oportunidade de prestar reconhecimento a uma entidade que simboliza uma ampla formação. “Isso tudo representa priorizar valores e que ratificam a formação de cidadãos para que tenhamos uma sociedade melhor”, pontuou.

Ocupando a tribuna, o proponente da homenagem, vereador Tadeu Trindade salientou que a instituição se empenhou muito em parceria com a comunidade para que pudesse ser instalada e inserida ao sistema de ensino. Ele lembrou sobre a escola contribuir não apenas para a formação de estudantes, mas também de atletas em diversas modalidades, atribuindo isso ao engajamento entre pais, alunos e corpo docente, além de mencionar que integra o quadro de professores da instituição desde 2014. Após enaltecer a estrutura da entidade e sua interação junto à Brigada Militar, Trindade reforçou a importância da celebração dos seus 15 anos e os valores priorizados. “É uma honra homenagear essa instituição de ensino que não só dá aos seus alunos o privilégio de estudar em uma das melhores unidades de ensino da rede pública estadual, mas também forja o caráter de todos os valores ético e moral, que se perpetuam por todas as suas vidas. A instituição mantém a chama da essência desde a criação do Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Porto Alegre até hoje, sempre primando pela educação e disciplina”, completou.  

Como forma de concretizar e perpetuar a homenagem, os parlamentares entregaram uma placa de Honra ao Mérito aos representantes do Colégio Tiradentes. Antes disso, o vereador Trindade solicitou aos alunos presentes a entoar o hino da entidade à capela, como forma de reforçar a honraria.

O diretor do Colégio Tiradentes, Major Nelson Ceolan Junior, manifestou a alegria por receber esta honraria do Legislativo Municipal, saudando o vereador Trindade e demais parlamentares. Após fazer um resgate histórico da entidade, ele observou sobre a escola não ser composta apenas por militares, mas também pela comunidade, ressaltando a dedicação e o empenho dos membros de todos os setores. Sobre isso, ele ainda lembrou sobre o desafio enfrentado durante a pandemia, quando as atividades foram mantidas mesmo com as aulas presenciais suspensas. Após saudar os 184 anos da Brigada Militar, completados no último dia 18 deste mês, e mencionar o Dia da Bandeira celebrado nesta sexta (19), ele sublinhou os princípios que norteiam a escola que são disciplina, hierarquia e meritocracia. Ceolan também resumiu o sentimento de quem convive no ambiente da instituição. “O Colégio Tiradentes extrapolou o limite de uma entidade educativa e passou a ser uma grande família. Isso porque deve ser a escola na região que mais tenha o convívio diário da comunidade, incluindo pais e mestres, que estão diariamente na instituição, e quando uma grande família é unida, não há o que dar errado”, concluiu.


Colégio Tiradentes

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo está completando 15 anos de existência. A unidade local foi criada em dezembro de 2006, mas passou a funcionar em 26 de novembro de 2008, completando 13 anos de atividades escolares. A instituição é administrada pela Brigada Militar, porém é ligada ao Governo do Estado, que é quem contrata os professores que trabalham na rede Tiradentes.

Em 2020, a escola formou a décima turma de ensino médio, destacando-se entre os melhores colégios de Passo Fundo, o que faz com que a procura por vagas na instituição seja muito expressiva.

Para ingressar no Tiradentes os estudantes participam de um processo seletivo, com exames teórico, físico e de saúde. Por ano, cerca de 60 alunos entram na escola, somando um total de 250 estudantes divididos em 1°, 2° e 3° anos do ensino médio.

Além do ensino convencional, a escola se destaca na disciplina transmitida aos alunos, nas atividades extracurriculares e na participação efetiva de ações sociais, ambientais, culturais, esportivas, entre outras.


Gostou? Compartilhe