Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (3), a Sessão Solene para o ato de transmissão e posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, que conduzirá os trabalhos no período legislativo de 2022.
Foi empossado presidente do Parlamento, o vereador Evandro Meireles (PTB) e vice-presidente, o vereador Gio Krug (PSD). Como 1º secretário, o vereador Indiomar dos Santos (SOLIDARIEDADE), 2º secretário o vereador Wilson Lill (PSB), 3º secretário o vereador Nharam Carvalho (DEM) e 4º secretário o vereador Luizinho Valendorf (PSDB).
A mesa oficial foi composta pelo presidente da Casa, vereador Rafael Colussi (DEM) e sua Mesa Diretora, pelo prefeito Pedro Almeida e pelo deputado Mateus Wesp (PSDB), como representante da Assembleia Legislativa.
A solenidade iniciou com a fala de encerramento de mandato de presidente do vereador Colussi. Nominando os integrantes da mesa diretora durante a gestão 2021, enalteceu que foi um trabalho realizado em conjunto. “Cheguei à presidência da Câmara com muita humildade, porque é o que abre as portas, sozinho não se chega a lugar algum. Sempre falamos que aqui não tem oposição, todos contribuíram para ultrapassar os desafios que enfrentamos, num período em que não poderíamos receber ninguém na Câmara por causa da pandemia. Hoje, terminando um ano e começando um novo, temos muito a agradecer, pela vida, a Deus. Entrego a presidência com o sentimento de dever cumprido. Com muito respeito, determinação, empenho dessa Casa, enfrentamos paradigmas”. Além dele, integravam a Mesa Diretora os vereadores: Janaína Portella (MDB), como vice-presidente; Michel Oliveira (PSB) como 1º Secretário; Leandro Rosso (Republicanos), como 2º Secretário; Giordani Krug (PSD), 3º Secretário; e Cláudio Luiz Rufa Soldá (Progressistas), como 4º Secretário.
Colussi ainda ressaltou ações desenvolvidas ao longo do ano, com destaque para a economia de R$ 9 milhões do orçamento da Câmara e a valorização dos servidores da Casa por meio da qualificação. “Tenho certeza que nossa gestão entregou responsabilidade, determinação, respeito e resultado”, finalizou, ao desejar um bom trabalho ao próximo presidente. “Nós estamos aqui para trabalhar pelo povo e para o povo”.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, reforçou o papel da Câmara de Vereadores para viabilizar projetos de interesse social, mesmo as iniciativas que partem da Prefeitura. “Agradeço por todo o empenho, pela dedicação, toda a sensibilidade que teve a mesa diretora dessa Casa nesse primeiro ano dos nossos mandatos. A parceria que aconteceu entre o Executivo e o Legislativo foi fundamental para que Passo Fundo desse um passo muito importante em 2021. Projetos que precisaram ser votados com urgência, contratação de profissionais, recursos para os nossos hospitais, rapidamente foram votados. Lutamos juntos e estamos vencendo um vírus que é letal. Essa sintonia entre Executivo e Legislativo trouxe muitos frutos para a cidade e tenho certeza que neste novo ano isso será fortalecido”, comentou o prefeito, ao parabenizar a nova composição da Mesa Diretora da Câmara. “O vereador Meireles é um grande batalhador da nossa comunidade, que já contribuiu muito para a política pública em Passo Fundo. É um vereador que vem do bairro, da comunidade que mais precisa de atenção. Esse teu empenho que te trouxe até aqui, tua responsabilidade, teu trabalho, tua lealdade. Parabéns pela posse e que Deus o ilumine nessa caminhada e a todos que te acompanham”, registrou.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado passo-fundense Mateus Wesp relembrou do tempo em que ocupou uma das cadeiras na Câmara Municipal ao citar a responsabilidade que representa ocupar um cargo público, escolhido pela população, e o necessário exercício da gratidão. Ao listar projetos executados em benefício da população local, também relacionou à função da Câmara a viabilidade dessas iniciativas. “São muitas as obras que têm o papel da Câmara de Vereadores para sua execução”, reforçou.
Na sequência foi procedido o ato de transmissão da Mesa Diretora, com assinatura do documento de posse, por ambos os presidentes.
O presidente empossado, vereador Meireles iniciou sua fala ressaltando a confiança dos vereadores e a responsabilidade do cargo “com o respaldo dos colegas desta Casa Legislativa, fui eleito presidente da Câmara de Vereadores para este ano de 2022, ao lado de uma Mesa Diretora qualificada, integrada por colegas que muito admiro. Tenho consciência absoluta da grande responsabilidade que ora assumo, perante este parlamento, esta cidade, mas principalmente, perante aos meus eleitores e toda a população do município. E o farei com a dignidade, responsabilidade, compromisso e legalidade que o cargo exige e que esta Casa merece”.
Num tom conciliador o presidente afirmou “apesar da diversidade de pensamentos entre os 21 colegas vereadores, aqui representados pelas mais variadas correntes políticas e ideológicas, as quais respeito, espero cumprir com o nosso dever de pessoas públicas, ao colocar o interesse da população de nossa cidade sempre acima dos interesses de grupos. Nosso mandato será pautado no diálogo, no respeito e na ampla discussão de temas relevantes para nossa população. Esta Casa precisa refletir a vontade do povo, e para isso, precisamos estar unidos, em prol de um bem maior: os passo-fundenses! É com este espírito democrático e de unidade, independente de sigla partidária, que embasaremos a nossa gestão neste parlamento”, declarou Meireles.
O parlamentar fez uma referência ao vereador Rafael Colussi (DEM), que deixou o cargo, “colega Rafael Colussi, você deixa uma responsabilidade muito grande à nova Mesa Diretora: seu exemplo de grande líder, que tão bem conduziu a Câmara, democraticamente, mesmo num período tão delicado de pandemia”, finalizou.
Ainda agradeceu aos colegas vereadores e ressaltou a vivência do parlamento “essa Casa vive um momento ímpar na sua trajetória, pois contamos com debates mais consistentes, qualificados e dinâmicos, sobre temas que realmente impactam a vida das pessoas. O que reforça a importância da oxigenação política no parlamento, principalmente, com a representatividade feminina. É a experiência pessoal e política de cada um de vocês, que dá relevo, respaldo e dimensão a esta Instituição. Sou muito grato em integrar uma legislatura tão qualificada”, ponderou.
Também fez uma menção especial às vereadoras, com as quais firmou um compromisso, assinalando a importância de ampliar a pauta sobre os direitos das mulheres na Câmara.
Tradicionalista e defensor da Cultura Gaúcha, Meireles chegou para a posse na Câmara de Vereadores a cavalo, após a realização de uma cavalgada, desde a Praça da Mãe até o Paço Municipal, com a adesão de amigos e simpatizantes do tradicionalismo, aos quais agradeceu em seu discurso “meu agradecimento aos amigos tradicionalistas, que me acompanharam em cavalgada até a Câmara, nesta tarde. Foi uma maneira de enaltecer nossas raízes e reverenciar nossos antepassados, homens e mulheres, que lutaram por liberdade, igualdade e humanidade”, pontuou.
Ainda agradeceu aos servidores da Casa, seu partido PTB e a sua família, amigos.
Por fim, fez menção às suas raízes “falar das minhas raízes é lembrar da infância e adolescência humilde na periferia. Morador do bairro José Alexandre Zachia, enfrentei muitas dificuldades, as quais me levaram para o movimento comunitário, me inserindo em lutas por melhorias nos bairros. Foi essa experiência, em estar junto das pessoas, buscando melhorar a qualidade de vida das comunidades, lutando por infraestrutura, saúde e educação nos bairros, que me oportunizou ir além do movimento social, me levou a pleitear uma vaga no Legislativo nas eleições de 2016, momento em que fui eleito vereador com 1425 votos. Trabalho que me qualificou a buscar a reeleição em 2020, oportunidade em fui reeleito com 1609 votos”, destacou.
Encerrou seu discurso reafirmando seu amor pela cultura gaúcha, declamando versos de Valter Moraes, intitulado Caldilho do Cavera.
A nova mesa Diretora conduzirá os trabalhos no legislativo durante o ano de 2022, quando ocorrerá nova eleição da Mesa Diretora, que elegerá os próximos dois presidentes da 18ª Legislatura (2023/2024).