Comissão discute revitalização dos museus após impasse na renovação de convênio administrativo

Preocupação com a estrutura física visa a segurança ao acervo e aos visitantes

Por
· 1 min de leitura
Foto: Assessoria de Comunicação/Câmara dos Vereadores Foto: Assessoria de Comunicação/Câmara dos Vereadores
Foto: Assessoria de Comunicação/Câmara dos Vereadores
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As Comissões de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos (CCCDH) e de Patrimônio, Desenvolvimento Urbano e do Interior (CPDUI) realizaram uma reunião conjunta na tarde de quarta-feira (13), com a presença de convidados representantes da classe cultural de Passo Fundo, para tratar sobre a revitalização do Museus Histórico Regional (MHR) e do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS).

O encontro foi motivado pela informação de que há um impasse na renovação do convênio que rege a administração dos Museus, bem como a preocupação com a estrutura física que, para os presentes encontra-se precária, necessitando de manutenção, visando a segurança ao acervo e aos visitantes.        

Através de um documento protocolado no Legislativo, em nome do Grupo “Em defesa dos Museus”, foi solicitada a intervenção dos vereadores titulares da CCCDH E CPDUI, no sentido de buscar informações “sobre o plano de manutenção desses Museus, diante da notícia do não acordo do convênio de administração compartilhada entre a Prefeitura e a Universidade de Passo Fundo”, refere o texto. O Grupo demonstra preocupação com a situação, salientando que os Museus são importantes organismos de prevenção da memória cultural da sociedade, responsáveis por salvaguardar o patrimônio material e imaterial, além de promoverem a formação e a educação patrimonial.

Os participantes pediram o empenho do Parlamento Municipal, no sentido de se solidarizar com a classe cultural na defesa destes dois importantes patrimônios de Passo Fundo.

Para o presidente da CCCDH, vereador Luizinho Valendorf (PSDB), “foi uma reunião de extrema importância, onde podemos tomar conhecimento da situação delicada que envolve os Museus, bem como participar com sugestões, e, a partir de agora, daremos os encaminhamentos necessários, vamos conversar com o Executivo, para garantir a segurança e a continuidade dos trabalhos dessas importantes referências culturais para a nossa sociedade”, salientou.

Conforme o presidente da CPDUI, vereador Cláudio Rufa Soldá (Progressistas), “as comissões estão à disposição da classe cultural da nossa cidade e irão batalhar por esta causa, buscando uma solução definitiva, dentro das nossas competências como vereadores, porque sabemos da importância da manutenção e da valorização da presença dos Museus para a nossa cidade”, referiu.


Gostou? Compartilhe