Cumprindo uma série de agendas em Brasília, nesta quarta-feira, o prefeito Pedro Almeida recebeu a confirmação de investimentos e novos projetos que beneficiam Passo Fundo. Ao lado do deputado federal Luciano Azevedo, ele buscou a liberação de recursos de emendas parlamentares, participação da cidade em programas federais e investimentos em diferentes áreas.
No Ministério da Saúde, o prefeito recebeu a confirmação de que serão liberados R$ 500 mil para a sequência das obras do Hospital Municipal Dr. César Santos e compra de equipamentos. Na terça-feira, Pedro já havia se reunido com a ministra do Esporte, Ana Moser, que garantiu a liberação de R$ 400 mil referentes a emendas parlamentares que beneficiam projetos de Passo Fundo.
Ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, foram solicitados investimentos na estrutura do Aeroclube de Passo Fundo e também melhorias e aquisição de equipamentos para o novo terminal do Aeroporto Lauro Kurtz. O ministro afirmou que enviará técnicos a Passo Fundo para verificar as necessidades e possíveis investimentos federais.
O prefeito Pedro também esteve com o ministro da Pesca, André de Paula e discutiu políticas públicas que podem beneficiar a piscicultura de Passo Fundo e região, como a abertura de linhas de crédito para pequenos produtores.
No Ministério da Habitação, Pedro e o deputado Luciano receberam a sinalização de abertura de nova linha de crédito para o programa Minha Casa Minha Vida. O Município se comprometeu a buscar uma área e parcerias com a iniciativa privada para construção de um plano habitacional para Passo Fundo.
A agricultura também recebeu atenção dos representantes de Passo Fundo, que estiveram com o secretário executivo e ministro em exercício, Irajá Lacerda. Depois de discutir o acesso a programas federais que estão em andamento no Ministério, o prefeito Pedro determinou que equipe técnica da Prefeitura trabalhe para incluir Passo Fundo nos editais que estarão abertos até o dia 23 de abril e envolvem quatro eixos: investimentos na recuperação de estradas, aquisição de máquinas e implementos, eventos e compra de insumos.
As agendas foram acompanhadas pelo secretário de Captação de Recursos, Henrique Fonseca, e de Relações Institucionais, Josué Longo.