Corpo de Augusto Trein será velado na Câmara de Vereadores

O ex-deputado foi uma das mais respeitadas lideranças políticas de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Justimiano Augusto de Araújo Trein – 28/01/1930 – 1º/05/2023 – Foto-Arquivo-ONJustimiano Augusto de Araújo Trein – 28/01/1930 – 1º/05/2023 – Foto-Arquivo-ON
Justimiano Augusto de Araújo Trein – 28/01/1930 – 1º/05/2023 – Foto-Arquivo-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ex-deputado federal, Justimiano Augusto de Araújo Trein, morreu ontem (1º), em Porto Alegre. Ele estava com 93 anos. Augusto Trein, como era mais conhecido, era natural de Passo Fundo, nascido em 28 de janeiro de 1930, filho do madeireiro Edmundo Trein e de Ziza de Araújo Trein. Viúvo de Ara Ely Leite Trein, nos últimos anos tinha a companhia de Maria Elizabeth Alovisi. Foi pai de Carlos Augusto (Caco), recentemente falecido, Liliane e Cristina. O velório do corpo do ex-deputado ocorre no Plenário Sete de Agosto, da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, nesta terça-feira.

Advogado e agropecuarista

Em 1958, Augusto Trein colou grau em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Advogou em Passo Fundo e região, dividindo a banca de advocacia com Romeu Martinelli e Mário da Costa Neves. Teve atuação empresarial com foco na agropecuária, onde demonstrou muita capacidade e obteve êxito nos empreendimentos. Também dirigiu a Cooperativa Tritícola Passo Fundo – Coopasso.

Vereador, deputado e secretário

Sua paixão pela vida pública logo conduziu-o à Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Em 1955, foi eleito vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Presidiu a Câmara no biênio 1957/1958. Em seguida, foi reeleito vereador. Em 1970, já no bipartidarismo, chegou à Assembleia Legislativa pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Após quatro anos de mandato, chegou pela primeira vez a Câmara dos Deputados em 1974 e reelegeu-se deputado federal em 1978. Em 1982, já pelo Partido Democrático Social (PDS), obteve seu terceiro mandato federal. Licenciou-se da Câmara para exercer o cargo de Secretário do Trabalho e Ação Social do Estado em 15 de março de 1979 e reassumiu em 13 de maio de 1982. Em 1986, Trein, que havia apoiado Tancredo Neves na eleição indireta à Presidência, não obteve a reeleição e deixou de lado a carreira política.

Amigo e correligionário

O amigo e companheiro partidário Luiz Juarez Nogueira de Azevedo teve longa convivência com Augusto Trein, especialmente na época em que ele comandava o diretório da Arena. “Inteligente, empreendedor e uma liderança segura”, disse para definir o amigo. “Foi um grande político, tinha boas iniciativas e posições firmes. Além disso, foi exemplar como amigo e um homem absolutamente correto”, enfatizou Azevedo. Trein também foi um exemplo. “O vejo como o grande amigo que me inspirou com as suas opiniões firmes”.

Augusto Trein, Fernando Ferrari, Múcio de Castro e lideranças políticas em O Nacional - Foto-Arquivo-ON


Gostou? Compartilhe