Convenção indica Marcio Patussi e Claudio Doro à disputa à Prefeitura de Passo Fundo

Chapa é a segunda formada para concorrer no pleito municipal. Nominata que pleiteará cadeiras na Câmara de Vereadores também foi indicada

Por
· 3 min de leitura
Foto divulgação PL Passo FundoFoto divulgação PL Passo Fundo
Foto divulgação PL Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Às vésperas do fim do prazo para a realização das convenções partidárias, Passo Fundo tem duas candidaturas indicadas para a disputa aos cargos de prefeito e vice. Na última segunda-feira (29), na presença de correligionários e siglas aliadas, o Partido Liberal (PL) promoveu seu encontro no centro de eventos do Hotel Maitá, quando oficializou apoio a Marcio Patussi como candidato a prefeito. Ao seu lado na chapa majoritária, para vice-prefeito, estará Cláudio Doro (Podemos).

Esta será a segunda vez que Marcio Patussi - que é advogado, professor e ex-vereador – concorrerá à majoritária. A primeira foi nas eleições municipais de 2020. No mesmo ano, Doro - que é engenheiro agrônomo e empresário rural - também concorreu ao cargo de prefeito. “Estamos muito motivados para que de fato consigamos apresentar uma candidatura sólida, de duas personalidades que já têm uma caminhada na vida pública, que não são estranhos na política. Temos muitas afinidades em relação ao nosso discurso, e estamos obviamente imbuídos dessa missão de representar o novo aqui na cidade”, diz Patussi.

A aliança envolve, além do PL e Podemos, o partido Republicanos, PRD e Novo. Marcio Patussi registra que a construção da base de apoio teve como norte o alinhamento político de centro-direita e direita. “São partidos que têm dentro da sua matriz ideológica muitas afinidades e que obviamente querem representar um novo modelo gerencial para a cidade de Passo Fundo, com melhor organização dos serviços públicos, com incentivo cada vez mais forte aos empreendedores, à desburocratização de uma forma muito intensa”, comentou, ao pontuar, ainda, sobre pautas como a qualificação da saúde, agronegócio, segurança pública e infraestrutura urbana, como os acessos à cidade.

Nessa linha, o presidente do Podemos, Iriel Sachet, ao relacionar que tanto Patussi quanto Doro concorreram a prefeito no último pleito municipal, considerou que essa união torna a chapa competitiva e balizada por princípios e valores semelhantes. “Os dois tinham muitas ideias semelhantes, por mais que estivessem em frentes opostas. Agora, com essa união de um centro-direita possibilita até um consenso do voto. Eles têm trabalhado muito, conversado bastante, e hoje a gente tem uma aliança com os demais partidos muito boa, saudável. Com certeza é um projeto que a gente vai poder falar por muitos anos”, entende.

Com essa, até o momento, duas chapas oficializaram que participarão da disputa à Prefeitura de Passo Fundo. Na semana anterior, o PDT e a Federação Brasil da Esperança – formada por PT, PC do B e Partido Verde - aprovaram as candidaturas a prefeito de Airton Dipp (PDT) e a vice-prefeito do Dr. Júlio Stobbe (PT). Uma terceira chapa deve ser confirmada no dia 03 de agosto, encabeçada por Pedro Almeida (PSD), candidato à reeleição, e coronel Volnei Ceolin (MDB), como vice.

Os partidos e as federações devem realizar até 5 de agosto as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Após a definição em convenção, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral.

Nominatas ao Legislativo

Entre as legendas que dão sustentação às candidaturas de Patussi e Doro, PL, Republicanos, Podemos e PRD (que não deve ter candidatos ao Legislativo) já realizaram suas convenções. O partido Novo agendou sua reunião para a noite de terça-feira (30) – como ocorreu após o fechamento desta edição de ON, a nominata poderá ser publicada em edição futura. A intenção previamente divulgada pela sigla era de que oito candidaturas à Câmara seriam indicadas. Nossa reportagem não conseguiu contato com o integrante do Podemos responsável pela lista até o fechamento desta edição, ficando o espaço em aberto para publicação posterior. 

Veja na sequência uma lista provisória dos nomes indicados pelos partidos desta aliança.

Partido Liberal

Ada Cristina Munaretto

Adelmo José Winck

Aderli Gonçalves de Chaves

Adriano Silveira de Souza

Alessandra Barcellos Feltracco

Ana Cristina Feldmann

Débora Lopes de Oliveira

Flavio Jean dos Santos Soares

Flavio Moraes da Silva

Gelson Rodrigues de Oliveira

Genes Cezar Nogueira

Gleison Túlio Consalter

Herondina Mota da Silva Teixeira

Lieverton Buller Kaiser

Paola Boscarin

Priscila Oliveira

Renato Orlando Tiecher

Ressoli Praetorius de Mello

Sebastião Falkembach Ribeiro

Silvano Pimentel da Silva

Diego Milani

A nominata será oficializada somente após a homologação junto ao sistema da Justiça Eleitoral.

Republicanos

Bárbara Cristiane Piccinini de Bastos

Dalva Teresinha Gradin

Ignes Salete Lang Garcia

Terezinha de Fátima Bortoloti

Rafaela dos Santos Boeno

Antônio César de Matos

Carlos Alberto da Silva

Célio de Araújo

Claudemir Tognon

Flávio Batista de Almeida

Juvenal de Oliveira da Rosa

Rodinei Escobar Xavier Candeia

Vitor Mateus de Vargas

Túlio Rafael de Campos Giolo

Segundo informou o partido, a lista de candidatos poderá sofrer alterações, pois alguns pré-candidatos não puderam comparecer na convenção.

Gostou? Compartilhe