Passo Fundo já tem mais de 60 candidatos para a Câmara de Vereadores cadastrados no TSE

Número ainda deve aumentar, pois, após as convenções, partidos têm outros dez dias para o registro no sistema do TSE

Por
· 2 min de leitura
Site DivulgaCandi do TSE lista candidaturas oficializadas - Foto Édson Coltz/ ON Site DivulgaCandi do TSE lista candidaturas oficializadas - Foto Édson Coltz/ ON
Site DivulgaCandi do TSE lista candidaturas oficializadas - Foto Édson Coltz/ ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Findado o prazo para as convenções partidárias, Passo Fundo já tem 62 candidatos e candidatas para a Câmara de Vereadores e uma chapa registrada para disputar a prefeitura da cidade – dados até essa terça-feira (06). De acordo com o calendário eleitoral, as agremiações tinham até segunda-feira (05) para a realização de suas reuniões para escolha das nominatas. Para o cadastro dos nomes no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entretanto, o período segue até 15 de agosto, ou seja, os números ainda se alterarão.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que cada partido, federação ou coligação poderá solicitar o registro de uma candidata ou de um candidato ao cargo de prefeito e respectivo vice. Já para as câmaras municipais, o número de candidatas e de candidatos registrados pelo partido ou pela federação será de até 100% do número de lugares a serem preenchidos, acrescido de mais um. Em Passo Fundo, o Legislativo é formado por 21 vereadores.

Com base nesse número, a legenda e a federação deverão preencher a proporção de no mínimo 30% e no máximo 70% com candidaturas de cada sexo. 

Diferente da eleição majoritária, não há coligações para eleições proporcionais, mas os partidos podem se unir em Federações. Instituída pelo Congresso Nacional na Reforma Eleitoral de 2021, esta será a primeira eleição municipal com a participação da reunião de partidos dessa maneira. Por meio das federações, as legendas atuam de forma unificada em todo o país, com a obrigatoriedade de permanecerem num mesmo bloco por pelo menos quatro anos. Para este pleito, três federações se registraram junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderão, assim, disputar os cargos de prefeito e de vereador.

Candidaturas registradas

Em todo o Brasil, conforme consulta realizada nessa terça-feira (06), 2405 candidatos a prefeito já estavam oficializados. Para o cargo de vice-prefeito, eram 2407 nomes, e para vereador, 66625. No total, são 5.570 municípios brasileiros.

O estado do Rio Grande do Sul, com 497 municípios, contava com 161 candidatos a prefeito oficializados junto à Justiça Eleitoral, 163 a vice-prefeito e 4448 ao cargo de vereador.

Em Passo Fundo, além dos 62 postulantes às vagas no Legislativo, para a disputa majoritária, apenas a chapa formada por Airton Dipp (PDT), candidato a prefeito, e Dr. Júlio Stobbe (PT), a vice-prefeito, havia sido registrada até a tarde dessa terça. A expectava, porém, segundo o resultado das convenções partidárias, é de que três grupos políticos disputem a liderança do Executivo.

Sendo assim, até o fim do período para oficialização no TSE, ainda devem ser registradas as chapas formadas por Pedro Almeida (PSD), como candidato à reeleição, e Coronel Ceolin (MDB), a vice-prefeito; e Marcio Patussi (PL), candidato a prefeito, com Cláudio Doro (Podemos), a vice.

 

Candidatos ao Legislativo

Desde as primeiras convenções que oficializaram as coligações e indicações das chapas à majoritária, ON também tem publicado as nominatas indicadas pelas siglas para a disputa proporcional. Como nem todos os nomes, necessariamente, já foram registrados no sistema da Justiça Eleitoral, as listas finais podem sofrer alterações. Veja na sequência os candidatos de mais três partidos.

PSB

Mariana Pupe Bueno

Fátima Maria Ferreira da Luz

Salet Quaresmin de Oliveira

Núbia Cristina Paz Ferreira

Juliana de Fatima da Silva Born

Raquel Maciel Nunes

Joseane da Silva Alves

Valdecir Ribeiro de Moraes

Fabio Flores

Bruno Marcos

Moisés Acosta Amaral

Michel Schwalbert Oliveira

Mauro Luis de Oliveira Cavalheiro

Gilmar Joel Fuga Junior

Péricles Augusto de Lima Menezes

Antonio Eleandro da Silva

José Eduardo Romano da Cruz

Wilson Pedro Lill

Rudimar dos Santos

Emerson Drebes

Professor Max

--

Novo

André Felipe Wasem

Celio dos Santos Oliveira Júnior

Elicezio Brum de Almeida

Gilberto Laitart Nunes

Hellen Jeanine Portelinha

Marta Rita Gonçalves

Ubiratã Telles Fernandes

Vera Lúcia Gatto

---

Progressistas

Adalberto Pires- Betinho

Evandro Mateus dos Santos

Felipe Sangalli Pasini

Fernando Rigon

Hermes Natal Livinalli

Ironi G. de Andrade

Ivan Sbeghen

José Moacir Tavares

Paulo de Menezes - Pontual

Paulo V. M da Rocha

Antônio Carlos Loss

Cláudio Luiz Rufa Soldá

Edson Nascimento

Indiomar Vieira dos Santos

Alessandro dos Santos Silva

Ana Elisa Chaise

Cinara Borges da Costa

Hilda Versa

Lucimara Aparecida Antunes

Maria V. Fernandes Mazeto

Neiva Oliveira

Gabriela da Silva Coelho. 

Gostou? Compartilhe