Com três candidatos a prefeito e mais de 200 à Câmara, começa a campanha eleitoral

Após as convenções e definição dos nomes, partidos já podem divulgar as propostas em busca dos votos

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Os votos dos 150.866 eleitores de Passo Fundo passam a ser disputados a partir desta sexta-feira (15), quando começa efetivamente a corrida eleitoral. Passado o período para as convenções partidárias, com a escolha dos candidatos, e para o registro dos nomes no sistema da Justiça Eleitoral – prazo finalizado na quinta (15)-, começa a propaganda eleitoral geral, com a apresentação às eleitoras e aos eleitores das ideias e propostas defendidas por candidatas e candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Por aqui, além de três chapas para a Prefeitura, são mais de 200 nomes que disputarão uma vaga no Legislativo.

Essa exposição política prossegue até às vésperas do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro, um domingo, quando, em todo o Brasil, cerca de 156 milhões de eleitores podem ir às urnas em 5.569 cidades. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato a prefeito alcançar a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno para esse cargo no dia 27 de outubro, o que não é o caso de Passo Fundo.

Outra fase importante da campanha também começa em agosto, com a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Para o primeiro turno, as campanhas terão o período de 30 de agosto a 3 de outubro para veicular as peças com o programa de cada candidato — respeitando-se o tempo destinado a cada coligação.

 

As estratégias das chapas ao Executivo

Nas redes sociais, material impresso, bandeirolas, carreatas e assim por diante, os rostos cercados de cores fortes, vibrantes ou mais sobreas, a depender de cada estratégia, acompanhados por uma sequência de números em destaque passam a ser percebidos pela população.

Ressaltar os predicados de cada candidato, retomando a trajetória política e pessoal, seus feitos, além de apontar objetivos é a intenção das agências e coordenações de campanha, com o foco final na conquista do voto do eleitorado.

Regramentos legais, porém, devem ser respeitados, dentre eles, o limite de gastos determinado em portaria publicada em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em Passo Fundo, um candidato a prefeito pode gastar na campanha até R$ 652.446,84. Já cada uma das 220 pessoas que disputarão a uma das 21 cadeiras no Legislativo (dado registrado no TSE até às 15h de quinta, 15) tem como valor limite o montante de R$ 126.654,51.

A reportagem de ON consultou as coordenações de campanha das três chapas que disputarão a Prefeitura de Passo Fundo neste ano. Veja um resumo do foco que cada grupo pretende dar durante este período de divulgação:

Airton Dipp (PDT)/ Julio Stobbe (PT)

Foto divulgação

Airton Dipp (PDT), candidato a prefeito, e Julio Stobbe (PT), a vice, representam a Coligação Sim Passo Fundo Pode Mais, formada por PDT, Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PC do B/PV) e Federação PSOL/ REDE.

A estratégia de comunicação, informou a agência responsável, terá como foco “refletir o compromisso da candidatura com a transformação e o futuro de Passo Fundo. O Mote ‘Acredite, agora é Dipp!’ representa a crença na mudança e na capacidade de construir uma cidade melhor para todos, trazendo um profundo resgate do grandioso legado construído por Airton Dipp”. Conforme a agência contratada, a intenção é enfatizar que a coligação “traz a mudança representada e validada pela experiência de Airton Dipp, com a complementaridade do Dr. Julio Stobbe, com seu profundo conhecimento sobre a área da saúde e sua capacidade de se conectar com as pessoas”, informou, ao complementar que os dois candidatos propõem uma campanha pautada pela proposição de ideias e projetos.


Marcio Patussi (PL)/ Claudio Doro (Podemos)

Foto divulgação PL Passo Fundo

O candidatos a prefeito, Marcio Patussi (PL), e a vice-prefeito, Claudio Doro (Podemos), representam a coligação Passo Fundo Melhor de Verdade, formada pelos partidos Republicanos, Podemos, PL, PRD e União Brasil.

Conforme a coordenação de campanha, a ideia principal para o eleitorado é mostrar a mudança para melhor na gestão pública de Passo Fundo. “A campanha do bloco se pautará em propor a modernização da gestão pública, especialmente pela municipalização da saúde. Também proporá inovações e modernização em Segurança Pública, Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Meio Ambiente. Proporá uma política habitacional efetiva. Trará medidas de melhorias na mobilidade urbana em Passo Fundo, com foco na infraestrutura de trânsito e no transporte público”, registrou, ao pontuar, ainda, que ressaltará ideias para o Desenvolvimento Econômico e desburocratização.

Pedro Almeida (PSD)/ Coronel Ceolin (MDB)

Foto divulgação


Pedro Almeida (PSD), que concorre à reeleição a prefeito, e Coronel Ceolin (MDB), candidato a vice, representam a Coligação Passo Fundo Sempre, composta por PSD, PP, MDB, PSB, e Federação PSDB/CIDADANIA.

Conforme a coordenação de campanha, Pedro irá mostrar o que foi realizado ao longo dos últimos anos em Passo Fundo. “A grande transformação que começou ainda na gestão do ex-prefeito Luciano. Também vai apresentar propostas e ideias para que Passo Fundo siga se desenvolvendo. Ele fará uma campanha de muito respeito aos adversários”, informou, além de reiterar que serão mostradas ações já executadas nas diferentes áreas, como, por exemplo, educação, saúde e infraestrutura.

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