“Quem se omite dá aos outros o poder de decidir”, alerta juiz eleitoral sobre abstenção nas eleições

Ultimo pleito municipal teve quase 40 mil eleitores faltantes em Passo Fundo. TRE-RS lança hoje campanha para estimular o voto

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Foto divulgação/ Agência Brasil Fernando FrazãoFoto divulgação/ Agência Brasil Fernando Frazão
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Quase 21% dos eleitores brasileiros não compareceram para votar na última eleição, em 2022. O dado representa mais de 32 milhões de pessoas, de 152 milhões aptas, que deixaram de participar da escolha, na ocasião, do presidente da República, governador, deputados e senadores. Já dois anos antes, no pleito municipal, em 2020, chegou a 23 %, índice semelhante no estado (no 1º turno). Em Passo Fundo, perto de 40 mil eleitores faltaram. Para reverter o cenário, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) lança nesta quarta-feira (18) uma campanha visando à sensibilização dos eleitores sobre a importância do voto.

 “A participação de todos é fundamental em todas as idades, porque a qualidade da nossa democracia, a capacidade de resolver os problemas da nossa sociedade depende da participação do maior número de pessoas”, atenta o juiz da 128ª Zona Eleitoral, Luis Clovis Machado da Rocha Jr, ao frisar a importância da participação daqueles que não têm o voto obrigatório, jovens entre 16 e 18 anos e pessoas acima dos 70 anos de idade. “É fundamental que façam ouvir a sua voz, para melhorar a nossa democracia, para que seja mais autêntica e represente de fato os anseios da sociedade de Passo Fundo”, considera.

Abstenção em Passo Fundo

Acima do registrado no Brasil e no Rio Grande do Sul, o número de eleitores faltosos em Passo Fundo ficou na casa dos 25% na última eleição municipal, há quatro anos. Na ocasião, dos pouco mais de 146 mil eleitores aptos, 37 mil não foram votar.

Para efeito de comparação, esse número se aproxima aos votos conquistados pelo prefeito eleito, que registrou 40.194 votos, e é mais do que o segundo colocado na disputa, que fez 30908. Os outros cinco candidatos juntos somaram 30 mil votos, ou seja, sete mil a menos do que o montante de faltantes. Brancos e nulos foram 8,2 mil.

A abstenção nessa data foi superior ao observado quatro anos antes. Em 2016, a disputa à Câmara de Vereadores e à Prefeitura de Passo Fundo teve 16% de faltosos. Eram cerca de 142 mil eleitores aptos, sendo que 22 mil não compareceram à seção de votação. O dado é maior do que os votos registrados pelo segundo colocado, que fez 19,9 mil.

Na eleição geral de 2022, Passo Fundo já contava com pouco mais de 149 mil eleitores. Do total, 29 mil não foram votar, o que representa 19%. Para a próxima votação em outubro, o município conta com 150 eleitores.

Conforme alerta o juiz Luis Clovis Machado da Rocha Jr, “quando nós, eleitores, nos omitimos, nós delegamos a outras pessoas o poder de escolher em nosso lugar e, portanto, depois não temos nenhuma razão de reclamar quando as coisas não vão bem ou quando não vão como a gente gostaria. Portanto, quem se omite dá aos outros o poder de decidir e, ao mesmo tempo, perde a legitimidade para questionar as coisas quando elas não vão bem”, finaliza.

 “Venha reconstruir o Estado com a Força do seu Voto”

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em parceria com a Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (AGERT), fará o lançamento da Campanha  “Venha reconstruir o Estado com a Força do seu Voto”, nesta quarta-feira (18). O objetivo é reduzir a abstenção, incentivar os eleitores a participarem do processo eleitoral e ratificar a importância do voto para fortalecer, ainda mais, a democracia.

Em coletiva de imprensa realizada na última semana para tratar sobre a estrutura e os últimos preparativos para as Eleições Municipais 2024, o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, falou sobre o assunto. “Em um período crítico da pandemia, nós tivemos o mais alto índice de abstenção, cerca de 23%. Nossa ideia é não repetir esse cenário, por isso essa campanha de conscientização, para chamar os eleitores gaúchos às urnas”, disse o presidente.

A iniciativa consiste da produção e veiculação de vídeos e spots de rádio de 30 segundos nas emissoras no período que antecede as Eleições Municipais 2024, no período de 23 de setembro a 05 de outubro de 2024. 

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