Após o fechamento das urnas, demorou cerca de duas horas para sair o resultado oficial que indicou o prefeito e o vice-prefeito de Passo Fundo para os próximos quatro anos. Com 99,77% das seções totalizadas, com cerca de 42% dos votos (mais de 46 mil votos), Pedro Almeida (PSD) ganhou o direito de seguir liderando a maior cidade da região norte do estado, ao lado de Coronel Ceolin (MDB), seu vice.
Formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública, antes de ser prefeito, Pedro foi secretário de Cultura e de Gestão nas administrações do ex-prefeito Luciano Azevedo.
Já Volnei Ceolin é formado em Direito, com Especialização em Segurança Pública, e atuou, por exemplo, como Comandante do CRPO/Planalto e do 3º Regimento de Polícia Montada em Passo Fundo (RPMon), entre outros cargos.
Os dois representaram a Coligação Passo Fundo Sempre, formada por PSD, PP, MDB, PSB, Federação PSDB CIDADANIA.
Os outros candidatos eram Marcio Patussi (PL), para prefeito, e Cláudio Doro (Podemos), como vice, chapa que ficou em segundo, com pouco menos de 33 mil votos. Em terceiro, o candidato a prefeito Airton Dipp (PDT) e a vice Dr. Júlio Stobbe (PT), com cerca de 28 mil votos.