O eleitor votou, e com esse ‘poder democrático’ definiu a nova composição da Câmara de Vereadores de Passo Fundo para a 19ª Legislatura, que inicia em janeiro de 2025. Foram dez parlamentares reeleitos, sendo que dois optaram por não concorrer – o atual presidente, Saul Spinelli, além de Ernesto dos Santos (PDT). As outras onze cadeiras serão ocupadas por estreantes no Parlamento e por nomes que, após um período fora, retornam para assumir uma das 21 cadeiras.
Ao tomarem posse, esses vereadores assumirão o papel de fazer a ligação entre o governo e a população, terão de ouvir as vozes da sua comunidade, para propor e aprovar medidas de interesse comum, além de fiscalizar as ações do prefeito e seus secretários. Devem, na prática, fazer valer o título associado ao Legislativo, de “Casa do Povo”.
Nesta e na próxima edição de ON, conheça, em resumo, o perfil de cada um dos 21 vereadores e vereadoras eleitos e reeleitos na eleição de domingo (06). Na primeira parte, os novos integrantes.
Os novos eleitos
Marina Bernardes (PT) foi eleita para o seu primeiro mandato com 3.062 votos, sendo a segunda mais votada neste ano. Aos 31 anos, natural de Passo Fundo, é formada em arquitetura. Concorreu pela Federação Brasil da Esperança - Fe Brasil, resultado da união entre PT, PC do B e PV, formando uma bancada partidária com duas representantes.
Rubens Marcon Astolfi (PSD) foi eleito para o seu primeiro mandato com 2.798 votos, o quinto mais votado. Natural de Estação, aos 34 anos, é formado em engenharia, tendo sido secretário municipal de Obras na gestão de Pedro Almeida, pasta da qual se licenciou para disputar o pleito municipal. Para a Câmara, foi um dos cinco candidatos do Partido Social Democrático eleitos, formando, assim, a maior bancada partidária a partir do próximo ano.
Diego Milani (PL) é mais um dos novos vereadores na Câmara passo-fundense. Eleito com 1.974 votos, o policial civil foi o décimo mais votado neste ano. Aos 42 anos de idade, e natural de Iraí, integrará uma das maiores bancadas no Legislativo, com mais dois colegas de sigla.
Ao receber 1.724 votos, João Pedro Nunes (MDB) ganhou o direito de retornar à Câmara em 2025. Com ampla experiência na política local, já foi vereador por três mandatos e é atualmente o vice-prefeito da cidade, posto que também ocupou durante a segunda gestão de Luciano Azevedo. Aos 58 anos, o passo-fundense assumirá seu quarto mandato legislativo como representante único de seu partido.
Concorrendo pelo Podemos, Iriel Sachet conquistou o voto de 1.595 eleitores. O empresário passo-fundense e assessor parlamentar, aos 26 anos, será o vereador mais jovem da próxima legislatura. Entre os integrantes eleitos, foi o 14º mais votado, o único de seu partido.
Edgar Gomes, Mandioca (PSDB), conquistou a confiança de 1.583 votantes passo-fundenses e será mais um dos novos vereadores da próxima legislatura. Natural de Ipiranga do Sul, o comerciante de 52 anos de idade foi o 15º mais votado entre os eleitos. Quando assumir a cadeira em janeiro, terá ao seu lado na bancada da Federação PSDB/Cidadania mais dois legisladores.
Gilmar Fuga Junior (PSB) conquistou seu espaço na Câmara Municipal ao somar 1.583 votos no último domingo. Aos 40 anos de idade, o passo-fundense é professor de Ensino Fundamental. Foi o 16º parlamentar eleito mais votado, o único de seu partido.
Ronaldinho Rosa (PSD) voltará à Câmara de Vereadores a partir de janeiro. Ao conquistar 1.494 votos, assumirá seu segundo mandato como vereador, após ter legislado entre 2017 e 2020. Com 51 anos de idade, natural de Santana do Livramento, é jornalista e redator, e, dentre outas funções, coordenou os Conselhos Municipais, vinculado à prefeitura. Sendo o 18º mais votado entre os eleitos, junto a outros quatro vereadores do mesmo partido, integrará a maior bancada da Casa.
Cícero Martins (PSD) exercerá a partir de janeiro seu primeiro mandato na Câmara. Nas urnas, conquistou a confiança de 1.493 eleitores, o 19º em número de votos na lista dos candidatos eleitos. Com 43 anos de idade, o passo-fundense é representante comercial e atuou como coordenador-geral de Obras na prefeitura. É mais um dos cinco vereadores da bancada do PSD.
Com os seus 1.359 votos, Edson Nascimento, o Negão Edson da Padaria (Progressistas), conquistou uma das 21 cadeiras. Natural de Getúlio Vargas, aos 41 anos de idade, já tem experiência na função legislativa, pois, como suplente na atual legislatura, assumiu como vereador quando Rafael Colussi foi nomeado secretário de Meio Ambiente. O empresário, 20º mais votados entre os eleitos, integrará uma bancada com dois membros.
Felipe Manfroi é mais um vereador eleito pelo PSD, de cinco no total. Com 1.182 votos, o 21º eleito, conquistou seu primeiro mandato aos 29 anos de idade. É natural de Nazaré Paulista (SP), administrador e atuou como coordenador dos Movimentos Populares, órgão vinculado à prefeitura.