Dentro da programação da 21ª Chapada Fest, que ocorre no município de Chapada, ocorreu nesta quinta-feira o seminário Desafios da produção leiteira: produção com qualidade e agregação de renda. A Emater/RS-Ascar apresentou o cenário deste segmento na região, através de palestra do extensionista rural da Instituição em Tapera, Clari Pierezan Pereira.
Representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Prefeitura e Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL) também participaram do seminário como palestrantes. A abertura do evento teve a participação do prefeito Gelson Miguel Scherer, do presidente da câmara de vereadores, Paulo Jair Costa Campana, do presidente da Coagril, do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami.
O prefeito Scherer abordou a importância da cadeia produtiva do leite para o município, por ser uma excelente alternativa de renda para a agricultura familiar. Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Passo Fundo, Oriberto Adami, expôs os trabalhos desenvolvidos na região, dentro das frentes programáticas da Instituição, como na área de leite e irrigação, através do programa de microaçudes para irrigação de pastagens. Adami falou também da implantação de sistemas silvipastoris (associação de árvores e pastagens) para produção simultânea de madeira e leite, que acredita ser um sistema adequado às pequenas propriedades.
Informações Assessoria da Emater
Emater participa de seminário sobre desafios da produção leiteira
· 1 min de leitura