Uma comitiva de moradores e lideranças políticas do distrito de Pulador foi recebida nesta segunda-feira, pelo prefeito em exercício, René Cecconello. Na oportunidade uma das pautas a ser debatida foi a possivel instalação de um aterro sanitário no distrito, necessário para o tratamento de lixo de Passo Fundo. Os moradores contestam a possibilidade de uma área do distrito ser usada para este fim.
Aproveitando a iniciativa, o prefeito destacou a impôrtancia dessa relação direta da administração municipal com o distrito de Pulador, para que as informações não sejam distorcidas.Cecconello deixou claro que, caso necessário no futuro, se os estudos apontarem que lá é o melhor lugar para a efetivação da obra, será construído um novo aterro, e não um ‘lixão’. “Estamos mostrando quais são os andamentos que estamos dando para essa questão”, disse o prefeito. O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, explicou que este é um período prévio de estudo do novo aterro, e que não será tomada nenhuma decisão sem a realização de audiências públicas com a comunidade. “Também é necessário fazer um estudo de impacto ambiental e um estudo de vizinhança no local”, disse.
Sobre o aterro, o secretário disse que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), solicitou que a Prefeitura Municipal apontasse três áreas como possibilidade de construção de um futuro novo aterro. Caso contrário, ela não libera a área que o Executivo está operando atualmente para a construção de uma quinta célula. “Com isso teremos um prazo de quatro a cinco anos para se fazer os estudos necessários, inclusive na área de Pulador”, concluiu.
Cecconello ressaltou ainda a possibilidade do Executivo viabilizar outra solução junto à alguma empresa que aproveite o lixo num processo de carbonização, o que evitaria a construção do aterro. Na oportunidade também foi sugerido a criação de uma comissão desses moradores para tratarem dessas questões, e para também, juntamente com servidores da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, visitarem o aterro do município de Caxias do Sul, que servirá de modelo para a nova área de Passo Fundo. O vereador Rui Lorenzato também esteve presente no encontro.