Mapa aponta inclusão de Passo Fundo no traçado

Esboço do traçado foi entregue a lideranças em Curitiba. Próximo passo é preparar a audiência do dia 26 de fevereiro

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Circula entre as lideranças do Comitê Municipal da Ferrosul um possível traçado ligando São Paulo ao Porto de Rio Grande, passando por Passo Fundo. Isso fortalece a expectativa de que a cidade receba a ferrovia e finalmente se insira no transporte ferroviário para escoamento de produção e turismo. O mapa foi idealizado pela direção da empresa paranaense e entregue aos passo-fundenses em recente audiência realizada em Curitiba.

 Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento, Elmar Floss, o estudo que será feito possivelmente pelo Exército Brasileiro pode confirmar esse traçado, passando por Chapecó (SC), Erechim, Passo Fundo, Roca Sales, Santa Cruz do Sul, Charqueadas, Pelotas e Rio Grande.

 Nesta segunda-feira o Comitê Pró-Ferrosul se reúne para planejar o encontro estadual que vai envolver várias instâncias de governo e entidades do RS a fim de elaborar a melhor estratégia e esclarecer todas as questões referentes a viabilidade da Ferrosul. O encontro será realizado no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 17h. Além das entidades que já integram o comitê, todas que tiverem interesse em participar poderão comparecer na reunião e formalizar suas adesões ao movimento. “Agora estamos nos preparando para a grande audiência, porém mais fortes porque tivemos a adesão ao comitê do empresário Antonio Roso, vice-presidente da Fiergs. Ele deve fazer um intermédio muito interessante nas tratativas pela ótima relação que possui com as entidades e com os empresários”, disse Floss. Antes ainda da grande audiência, o deputado estadual Jeronimo Goergen (PP) vai reunir os comitês municipais em Porto Alegre quinta-feira. O objetivo é ouvir relatos de como estão as negociações e ainda traçar novas estratégias, principalmente do prolongamento Norte-Sul.

 O vice-prefeito Rene Cecconelo diz que a expectativa da inclusão de Passo Fundo é animadora, porém o centro da preocupação é que a região toda tenha acesso a rodovia. “Vejo que são duas questões importantes. Primeiro que a região Norte precisa estar articulada com a ferrovia e outra coisa é que é preciso pensar na economia do Estado que vai mexer e ser influenciada pela circulação dos trens. Além dos movimentos que estamos fazendo, acredito que um trabalho técnico junto é fundamental”, afirma.

 Confirmação nacional

Na semana que passou, o Ministério dos Transportes confirmou que está concluído e em fase de aprovação um ‘ensaio’ de diretriz de traçado para estender a ferrovia Norte-Sul, do estado de São Paulo ao porto de Rio Grande, como reivindicado pelos governadores do Codesul - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, em Campo Grande. A solicitação também foi feita pelo ministro Alfredo Nascimento em audiência realizada juntamente com o deputado Jerônimo Goergen (PP), que entregou ao ministro o relatório final da Comissão de Representação Externa para criação da Ferrosul. Dessa forma, o Ministério dos Transportes a inclusão dos projetos da Ferroeste, apoiados pelo Codesul, no sistema nacional de bitola larga.  A partir dos encaminhamentos elaborados pela Comissão da AL-RS para a criação da Ferrosul, os governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul ratificaram documento para criação da nova empresa férrea. A Ferrosul será gerida pelos quatro estados abrangidos pelo Codesul, planejando, construindo e operando ferrovias e sistemas logísticos, tendo como base estrutura física a linha existente da estatal paranaense Ferroeste. Juridicamente a nova empresa será resultado da incorporação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste, que mudará os estatutos, passando a denominar-se Ferrosul, por acordo de acionistas. Será formada uma empresa pública, nos moldes do BRDE.

O Ministério dos Transportes já confirmou que está em fase de aprovação plano de diretriz de traçado que permita que a ferrovia Norte-Sul, hoje prevista para chegar até Panorama (SP) e daí a Porto Murtinho (MS), seja estendida até o porto do Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul. Esta orientação do governo Federal será encaminhada ao grupo de trabalho formado por técnicos dos quatro estados do sul instituído pela Resolução Codesul nº. 1.042, para a elaboração de um documento que oriente os governadores do Codesul sobre os impactos do traçado projetado em cada um dos Estados e na região como um todo.

 Importância da Ferrosul

A criação da Ferrosul irá fomentar a integração de novos projetos ferroviários, em uma ligação com os modais rodoviário, hidroviário, aeroportuário, bem como aos portos da região. A ampliação da ferrovia para a região Sul tem ainda mais importância ao criar uma alternativa para aliviar o transporte de cargas nas rodovias do país.

  

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe