Leonardo Andreoli/ON
Os investimentos na indústria e na modernização da agricultura são dois fatores de destaque no município de Casca. A cidade, que aproveitou as oportunidades de criar emprego e renda avistadas no último ano, entra em 2010 transformada em um canteiro de obras, como define o prefeito Alan Martins das Chagas. Obras na área da saúde, educação e indústria estão em andamento. As metas para este ano são apresentadas pelo chefe do Executivo municipal.
A continuidade do trabalho de geração de emprego e renda deve ser um dos destaques em 2010. Conforme o prefeito Alan Martins das Chagas, além de atrair novos investimentos, o município deve apostar na melhoria e ampliação dos investimentos que já existem na cidade. "Temos no mínimo seis pedidos de empresas novas para se instalarem no município - e para ampliação -, que estamos analisando e formulando contrapropostas", antecipa. Entre as obras iniciadas em 2009, está a nova unidade da Mig-Plus que, quando concluída, será uma das maiores e mais qualificadas empresas do ramo de nutrição animal do país. Somados, os investimentos na instalação e ampliação de empresas em 2009 chegam a R$ 55 milhões. O retorno deve ser um incremento de 40% na arrecadação do município.
Agricultura
O incentivo ao desenvolvimento agrícola fez aumentar a participação do setor primário em cerca de 10% na arrecadação de ICMS, só no último ano. "Esta é também uma aposta bastante grande. No ano passado, o setor primário pulou de 48% para 57% em termos de importância em ICMS. Hoje já representa mais da metade da nossa economia. Grande parte desse destaque se deve ao rebanho leiteiro que hoje é o maior do Estado", justifica Chagas. Além disso, o trabalho no melhoramento genético, do manejo e da administração da propriedade são fatores que influenciaram o crescimento. "Auxiliamos nesses três aspectos, para que tenhamos cada vez mais um reforço na economia, por intermédio do setor primário. À questão da industrialização também estamos dando um enfoque especial, no segmento da agroindústria, especialmente voltada à produção de laticínios e embutidos", ressalta o prefeito.
A matéria completa na edição de ON deste final de semana (27-28)