Emater irá emitir certificado de regularidade ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em entrevista na manhã de ontem à rádio Planalto, durante a Expodireto Cotrijal 2010, o presidente da Emater RS, Mário Nascimento, salientou a preocupação da entidade com o meio ambiente e em informar os agricultores sobre a importância da preservação.

Um dos programadas da entidade começa a ser realizado em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Os 400 mil produtores familiares gaúchos poderão optar por receber assessoria técnica da Emater para obter a Declaração de Regularidade Ambiental. O trabalho começou a ser desenhado com a publicação da Portaria nº 26, de junho de 2009, que criou a declaração, integrante do processo para o licenciamento ambiental das pequenas propriedades.

Mário Nascimento salienta que com esse programa a Emater e os produtores estão se preparando para o futuro. "Ele possibilita ainda a obtenção de um selo ambiental", observa.

A operação começa por um projeto-piloto em Canguçu, a partir deste mês, com atendimento a 20 estabelecimentos. Segundo o presidente Mário Nascimento, a certidão funcionará como um selo de qualidade que deve agregar valor à produção. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura RS, Elton Weber, a reivindicação de auxílio da Emater nos licenciamentos é antiga. "Assim, a assistência será orientativa e não punitiva."

Gostou? Compartilhe