Leonardo Andreoli/ON
A soja e o milho passam por um momento semelhante: o baixo preço praticado pelo mercado. Com valores menores para o milho, os produtores têm voltado sua atenção para a soja. Com isso, aumentam os estoques, favorecidos por expectativas de safra recorde na América do Sul, especialmente Brasil e Argentina. O tema foi um dos principais debates do 21º Fórum Nacional da Soja, realizado nessa terça-feira, durante a Expodireto Cotrijal 2010. No final das discussões foi editada a carta do fórum, disponível no site oficial do evento.
No início da safra de soja, os estoques mundiais estavam baixos, cerca de 32 milhões de toneladas. As boas colheitas registradas nos EUA e a ótima perspectiva da safra brasileira e argentina fizeram os preços caírem. O analista de mercado Marcos Rubin palestrou no fórum e falou da interferência dessa supersafra nos preços da commodity. "O preço está próximo do limite entre lucro e prejuízo, principalmente para quem colhe abaixo da média", argumenta. Uma das medidas apontadas pelo consultor para obter um melhor preço é segurar a safra em estoque para vender no segundo semestre.
A posição é defendida também pelo analista de mercado Fernando Muraro. Ele acrescenta que o primeiro e o último trimestre do ano são os piores, em relação ao preço.
A matéria completa na edição de ON desta quarta-feira (17)